Autor: Dan Novais
No Brasil as vendas de celulares bateram recorde em 2013, com 67,8 milhões de aparelhos comercializados no período, de acordo com dados da IDC. Para 2014 os números não ficarão diferentes, a Abinee, Associação Brasileira de Indústria Elétrica e Eletrônica, prevê vendas de 67,6 milhões de celulares, sendo 51,4 milhões de smartphones. Esses números refletem mudanças nos hábitos dos consumidores on-line, que se entrelaçam com o crescimento exponencial do SIG, Sistema de Informação Geográfica, e da IL, Inteligência de Localização. Atualmente, muitas empresas estão procurando maneiras de integrar a Inteligência de Localização aos processos de negócios, seja um varejista aplicando técnicas de geomarketing para desenvolver melhores campanhas ou uma seguradora avaliando o risco com base nos padrões demográficos e meteorológicos locais.
À medida que caminhamos para o segundo semestre de 2014 e começamos a olhar para final do ano, eu suspeito que veremos três tendências principais no espaço da IL:
– Inteligência de localização será a principal tendência:
As empresas estão começando a desenvolver estratégias de tecnologia tendo em mente dados móveis e voltados para o ambiente social. Essa tendência emergente está gerando novas exigências para as capacidades da inteligência de localização e abrindo todo um novo mundo de possibilidades para negócios. Para as empresas, a localização se tornará parte integrante em muitas operações de negócios, quer as vendas estejam seguindo uma nova tendência, ou o marketing esteja criando uma campanha. BI, CRM, ERP e outros sistemas serão fortalecidos e terão autonomia a partir da IL. Na Pitney Bowes, nós acreditamos que será uma exigência central dos negócios alavancar a localização, especialmente por meio do fortalecimento daqueles dados com fontes de informação tanto interna como externa.
– Localização se tornou a pedra fundamental do marketing em mídias sociais:
Relacionada à tendência descrita acima, as mídias sociais como Facebook e Twitter se tornaram canais para os usuários relatarem sua localização e opinião. Essa informação pode ajudar a fornecer o contexto que as empresas precisam para criar ofertas de marketing personalizadas. Combinando análises da mídia social e localização é possível gerar ideias mais ricas sobre os clientes e dinâmicas do mercado. Uma validação desse tipo de raciocínio é o Twitter que recentemente firmou um acordo de licença de vários anos com a Pitney Bowes para ajudar a oferecer serviços de Inteligência de Localização para soluções em redes sociais para dispositivos móveis. Em breve, os usuários poderão compartilhar de forma seletiva a localização por meio de tweets que lhes darão autonomia e uma nova maneira de se conectarem com suas marcas favoritas.
– Finanças e seguro tornam a inteligência de localização mandatória:
Tendo o SIG e IL se tornado as principais tendências, fornecedores de serviços financeiros e seguradoras oferecem dados detalhados sobre investimentos e portfólios, tanto para planejamento interno como para clientes. Nesses setores, as capacidades de Inteligência de Localização são esperadas, se não obrigatórias, como parte das principais exigências dos softwares das empresas. As expectativas dos usuários de negócios estão apenas aumentando e se tornando muito mais próximas da experiência no estilo do consumidor. Fornecedores tradicionais de SIG e IL precisam refletir sobre essa questão e se focarem implacavelmente na experiência do usuário. Em 2014, a Pitney Bowes está focada no SIG MapInfo e nas linhas de produtos de Inteligência de Localização para que as empresas transformem essa competência em realidade. Novas interfaces de usuário, novos conteúdos sugestivos e um conjunto de novas capacidades empresariais focadas em BI estão todos no planejamento.
O Futuro da Mobilidade
O fato é que as vendas de PCs estão caindo rapidamente. A empresa de pesquisas IDC também mostrou que no Brasil, o mês de março de 2014 apontou uma queda de 37%, comparado com 2013. À medida que tablets e smartphones dominam o mercado, a necessidade por inteligência de localização se torna mais importante. Os hábitos dos consumidores são diferentes nos dispositivos móveis e as empresas terão que ajustar a comunicação para situações contextuais, ao invés de mantê-las estáticas assumindo que as interações acontecem em casa.
No ambiente corporativo, os processos de negócios tradicionalmente apresentados em uma interface de usuário rica de um PC precisam ser desconstruídos e organizados de acordo com os dispositivos móveis. Na Pitney Bowes, vimos nosso software móvel Confirm Connect ter uma receptividade fantástica pelo mercado em 2013 no Reino Unido. Isso está gerando ganhos de eficiência reais para os nossos clientes e retornos tangíveis sobre o investimento. Para nós, isso é apenas o começo de uma substancial tendência de mercado e uma onda na qual nós da Pitney Bowes pretendemos surfar.
Dan Novais é VP Latam da Pitney Bowes