A Dom Strategy Partners criou um levantamento, na qual avalia as 100 maiores empresas em relação às suas performances nos ativos tangíveis e intangíveis, selecionados como direcionadores de geração e/ou proteção de valor. O ranking Mais Valor Produzido (MVP) por Stakeholder mostra a capacidade das companhias em gerar e proteger valor não apenas para si, mas também para seu grupo de stakeholders formando por clientes, consumidores, acionistas, funcionários e sociedade.
Para chegar ao resultado final, o estudo analisou ativos como Eficácia da Estratégia Corporativa, Resultados Gerados, Crescimento Evolutivo, Valor das Marcas, Qualidade de Relacionamento com Clientes, Governança Corporativa, Sustentabilidade, Gestão de Talentos, Cultura Corporativa, Inovação, Conhecimento, Grau de Transformação e Uso das Tecnologias Digitais, dentre outros. Com base nesses direcionadores foi elaborada uma lista das três empresas que produzem mais valor corporativo para seus principais Stakeholders.
No quesito “Valor para Funcionário”, a Whrilpool ficou em primeiro lugar com a nota, 8,43. Em segundo está o Bradesco, com 8,35 e, em terceiro, a Volvo, com 8,17. Em “Valor para a sociedade”, a Caixa Econômica Federal liderou, com 8,71; o Google vem em seguida com 8,70; e a Natura com, 8,31. Na categoria “Valor para o País”, o Banco do Brasil foi a instituição mais lembrada com 8,33. Em seguida aparecem a Vale (8,20) e a JBS (8,06). Quando se trata de “Valor para acionista”, dentre as empresas listadas estão Ultrapar (9, 11); Odontoprev (9,06); e Fibria (9,02). Dentre as companhias fechadas estão Boticário (9,06); Grupo Multi (8,65); e a Libbs (8,43).
Na lista “Valor para o Setor/Cadeia (B2B)”, a Volkswagen surge em primeiro lugar, com 8,41; a BASF em segundo com, 7,99; e a Votorantim Cimentos em terceiro com, 7,31. Em Valor para Clientes (B2B2W) estão presentes a Porto Seguro (7,82); Microsoft (7,75) e a TOTVS (7,54). Na última categoria, intitulada de Valor para Consumidores (B2C) temos a Apple (8,79), a Jonhson & Jonhson (8,77) e a Nestlé (8,76).
“Podemos concluir que valor só existe porque alguém o percebe e o materializa. Esse alguém são os diversos stakeholders ou públicos de relacionamento da empresa, sendo clientes/consumidores, acionistas, funcionários, cadeia e sociedade os principais. Logo, o valor de uma empresa é diretamente proporcional ao valor que ela entrega aos seus stakeholders e também à sua capacidade de proteger este valor”, explica Daniel Domeneghetti, autor da pesquisa e CEO da Dom Strategy Partners.