O fluxo de visitantes nos centros de compras do país recuou 2,81% em setembro em relação ao mesmo mês de 2015. Segundo o índice IVSC (Índice de Visitas a Shopping Centers), realizado pela Abrasce, em parceria com a FX Retail Analytics. Em relação ao mês anterior, a queda foi de 5,99%. A pesquisa leva em conta os dados obtidos pela companhia no acompanhamento dos consumidores nos principais shoppings do país.
Segundo Huayna Perez, responsável pela área de inteligência de mercado da Abrasce, apesar da baixa no fluxo de visitantes a elevação da confiança dos consumidores já tem refletido no comportamento de compra. Em agosto, mês em que o indicador de visitas registrou queda de 1,81%, a receita nominal de vendas subiu 1,1%, comparado ao mesmo mês de 2015, o terceiro mês consecutivo em que as vendas registraram melhora.
De acordo com o levantamento, a região Sudeste registrou o maior recuo, com retração de 3,55%, seguido do Nordeste com 2,43% e do Sul, com 1,25%. No acumulado do ano até o momento, a baixa é de 4,05% em relação a 2015.
Apesar da queda acentuada, Marcelo Tavares, CEO da FX Retail Analytics, acredita que o tráfego de visitantes nos shoppings deve aumentar no último trimestre do ano. “Setembro manteve a tendência de baixa que marcou todo ano de 2016, mas deve ser revertido neste final de ano devido ao Dia das Crianças, à Black Friday e Natal, com a expectativa de retomada da economia no próximo ano”, afirma.