O pioneirismo está no DNA do iG, um dos líderes da internet no País, que lançou uma campanha de reposicionamento da marca. Durante uma semana o usuário poderá ver a nova logomarca e conceito do iG e a partir de 16 de setembro, conhecerá a campanha completa que apresenta o novo posicionamento da empresa a todo o país.
O provimento gratuito, que garantiu ao iG à liderança no segmento, continuará sendo oferecido ao mercado, ou seja, a proposta inicial do provedor de assegurar o acesso gratuito à internet será mantida.
O iG revolucionou a internet em vários aspectos: democratizou o acesso a Web, criou o jornalismo segundo a segundo (com o Último Segundo) e introduziu no mercado a internet móvel. Com o tema “A revolução não pára” a campanha resgata essa história revolucionária e reforça atributos inerentes ao iG, como o pioneirismo e seu visionário posicionamento de mercado.
A campanha foi resultado de um profundo conhecimento do usuário de internet, adquirido a partir de um extenso projeto de pesquisa, desenvolvido em parceria com a IPSOS, envolvendo fases quantitativas e qualitativas. Depois do desenvolvimento do conceito e das peças pela Eugenio DDB, tudo foi pré-testado, fundamentando passo a passo as etapas e as ações propostas. “Foram meses de pesquisas para aprofundar nosso conhecimento do cliente de internet e garantir que continuaremos sendo pioneiros na oferta de produtos e serviços”, afirma Flávia Hecksher, gerente de marketing do iG.
A Eugenio DDB, agência de propaganda e publicidade do iG, desenvolveu o planejamento do conceito e da campanha do novo posicionamento em conjunto com o iG e produziu a campanha em si. “O iG e a equipe da EugenioDDB estiveram afinados em todo o processo. Mais do que um fornecedor a agência se tornou uma grande parceira”, assinala Flávia.
O público-alvo da campanha são os usuários assíduos de internet, mas que não podem ser rotulados como simples internautas. Essas pessoas têm um relacionamento íntimo e amplo com a internet, que permeia todo o seu dia a dia, significando comunicação, informação, entretenimento, lazer, encontro. São pessoas antenadas com tecnologia, que buscam constantemente novidades, que gostam de games, enfim, que tem uma dependência – no sentido positivo – da rede.
A campanha, que tem ações previstas até dezembro de 2004, abrangerá TV por assinatura, cinema, revista e outdoor e terá fases distintas. Na primeira, que começará amanhã, será apresentada uma vinheta de 10 segundos, nos principais canais de TV por assinatura, somente com a nova logomarca do provedor. “O formato e o desenho da logomarca são totalmente inovadores e conferem mais velocidade e modernidade à marca, características importantes do iG e extremamente relevantes no mercado de internet”, enfatiza Flávia.
A segunda etapa será iniciada no dia 11/09, com um anúncio teaser nas principais revistas semanais e especializadas. Já a terceira fase, que começará no dia 16/09, será focada na TV por assinatura, com um filme de 45 segundos, intitulado “Revoluções”. “Vamos comunicar as mudanças paulatinamente aos usuários de internet e ao longo das ações previstas faremos novas pesquisas para sentir como o público está assimilando as novidades”, adianta Flávia. O filme promete ter enorme impacto nos usuários e combina uma linguagem muito emocional, utilizando imagens de revoluções que mudaram o curso da história, com narração persuasiva e inteligente.
Nova logomarca
Outra novidade expressiva é a assinatura do provedor. A partir da campanha o iG, que em seu lançamento significava Internet Grátis, passa a ser internet Generation. O novo nome fantasia foi avalizado também pelos grupos de pré-teste e transmite modernidade, pioneirismo e jovialidade. “É importante ressaltar que a mudança na assinatura não altera a oferta de mercado do iG. Continuaremos com o provimento de acesso gratuito”, assegura a executiva.
A criação da logomarca é de Erh Ray, da agência Borghierh, que havia concebido o logotipo inicial e, dado o sucesso deste, foi convidado a torná-lo mais moderno sem perder suas características originais.