A Cooperativa Agrária Mista Entre Rios Ltda, cooperativa de agro-negócios, com sede em Entre Rios (PR), substituiu a sua antiga rede de tecnologia ATM da IBM por uma infra-estrutura com tecnologia Gigabit Ethernet da Extreme Networks. Com esta migração, realizada pela integradora BBCenter, parceira autorizada da Extreme Networks, a nova rede passou a garantir integração entre três unidades principais da Agrária, que estão interligadas por fibra óptica, com distâncias entre 500m e 2KM.
Por concentrar toda a operação de missão crítica da empresa, a migração teve que ocorrer sem alterar o dia a dia dos usuários e aproveitando ao máximo a estrutura pré-existente.
A nova infra-estrutura tem capacidade para todo o tipo de tráfego – tal como voz, dados, conexões convergentes e aplicações de vídeo full-motion – o que possibilita à Agrária adotar novos padrões de gestão e interação entre seus funcionários. A nova rede está preparada também para suportar o Datacenter redundante da Agrária, com total tolerância a falhas e gerenciamento centralizado.
Entre as facilidades da nova rede estão alguns recursos de gerenciamento que possibilitam administrar a alocação de banda e estabelecer prioridades de tráfego segundo estratégias definidas pela própria Agrária.
De acordo com Cláudio Yokosawa, IT Manager da Agrária e responsável pelo projeto, a antiga tecnologia ATM usada anteriormente tinha performance bastante limitada, devido à velocidade de apenas 155 Mbps. “Com a tecnologia da Gigabit Ethernet, nossa rede agora está apta para suportar volumes de tráfego que eram inviáveis no antigo backbone, eliminando os gargalos de acesso que acometiam nossos servidores RISC, explica Yokosawa. Atualmente, trafegam na rede da Agrária todos os tipos de aplicações, como operacionais, industriais e administrativas.