Logística de distribuição e vendas eficiente


Para melhorar a logística de distribuição e vendas, a Aurora Alimentos – empresa especializada na industrialização e comercialização de suínos e aves – adotou uma solução de gestão empresarial, desenvolvida pela People Solutions. O sistema ajuda a empresa a gerenciar, faturar e atender em até 24 horas cerca de 7 mil pedidos de vendas registrados diariamente em todo o país.

Com uma estrutura de distribuição que visa alcançar não só as grandes redes, como os varejistas, padarias e pequenos mercados, a Aurora tem seis unidades comerciais, e , antigamente, todas elas possuíam o próprio servidor e backup. O cadastramento de novos produtos, a alteração de preços e pesos ou configuração de impostos eram realizados em cada unidade, um processo pouco ágil. O faturamento ocorria uma vez ao dia, o que dificultava a emissão de notas a qualquer hora e carregamentos extras. Por isso, foi identificada a necessidade de implantar um sistema que agilizasse todo esse processo.

“Nosso cliente certamente se beneficiou porque, agora, podemos atender pedidos até às 19h e emitir notas fiscais a qualquer hora do dia”, disse Leomar Somensi, diretor comercial da Aurora. A implantação do Finpac começou em junho de 2004, em Recife, e logo depois se estendeu para as unidades de Brasília, Erechin, São José do Rio Preto e São Paulo. Na capital paulista, a solução já funciona há nove meses, sendo o centro de distribuição com o maior volume de pedidos e notas fiscais, com uma média diária de 4 mil pedidos de vendas por dia.

A próxima etapa será a unidade do Rio de Janeiro, finalizando o projeto de implantação nos centros de distribuição da Aurora. O volume diário hoje em todos os centros, chega próximo a 7 mil notas fiscais por dia. Esse volume cresceu mais de 30% durante o projeto, porém foi mantida a estrutura de pessoal e infra-estrutura, sem a necessidade de investimentos e custos adicionais. “Antes, não tínhamos como centralizar a gestão de preços e, hoje, o sistema permite faturar uma grande venda em São Paulo e enviá-la direto do complexo industrial de Chapecó-SC. A solução ajudou a atender os clientes em menor tempo”, comemora o diretor comercial.

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