A soma do valor total das 60 marcas brasileiras mais valiosas do ranking anual BrandZ Brasil, realizado pela WPP e Kantar, registrou aumento substancial. Juntas, elas valem $65.067 bilhões de dólares, valor que representa incremento de 22,5% (em dólar) comparado a 2017. Pelo sexto ano consecutivo, a Skol segue na liderança como a marca mais valiosa do Brasil e totaliza $8,2 bilhões de dólares. Em seguida vem o Bradesco que se manteve na segunda posição em relação ao ano anterior, mas aumentou seu valor em 58%, com $7 bilhões de dólares. Em terceiro lugar está o Itaú, que subiu uma posição no ranking e hoje possui valor de $6,1 bilhões de dólares, aumento de 42% comparado a 2017.
A Havaianas foi destaque este ano. A marca registrou o maior crescimento do Brasil, com +156%, e subiu 23 posições no ranking (número 31, $474 milhões de dólares). Em segundo lugar está Magazine Luiza, que ascendeu 14 posições, com +133% (número 27, $609 milhões de dólares). Em seguida, Banco do Brasil, que subiu 15 posições, com +127% (número 38, $425 milhões de dólares) e Arezzo, com 14 posições a mais, +101% (número 45, $327 milhões de dólares).
O CEO da Kantar Consulting para América Latina, Eduardo Tomiya, revela que há uma explicação para o desenvolvimento dessas marcas. “A Havaianas é orientada para o consumidor final e consegue estabelecer uma conexão utilizando-se de elementos que reforçam a ´brasilidade´ para se diferenciar. Já o Magazine Luiza vem junto com o movimento forte do varejo omnichannel, apostam no e-commerce, com a vantagem de possuir loja física. A união do e-commerce com o varejo físico demonstrou resultados concretos”, complementa.
SEGREDOS DAS MARCAS MAIS VALIOSAS
Durante o processo de coleta dos dados para o estudo, os especialistas da Kantar observaram que existem cinco princípios vitais que auxiliam no crescimento e sucesso de uma marca no Brasil, e que contribuem para aumentar seu valor:
1. Possuem um propósito de marca muito claro, implementado em todos os pontos de contatos da marca – Natura e Sadia são dois bons exemplos deste propósito;
2. Possuem a cultura de inovação a qual os consumidores avaliam como atitudes de marcas que sempre estão buscando surpreender seus clientes com algo de novo – É o caso da Globo, Natura, Itaú e Skol;
3. A comunicação agrega muito valor às marcas. Aqui o Itaú se destaca de quase todos;
4. A experiência com a marca nos seus pontos de contato também é um diferencial importante ao qual Globo tem um bom destaque;
5. Ser uma love brand é um dos pontos mais importantes de uma marca valiosa, aí se destaca Skol e Natura.
“O estudo mostra que, por detrás de marcas valiosas, sempre estão os cinco pilares Propósito, Inovação, Comunicação, Experiência de marca e Love Brand. Ele valida um pouco a percepção que sempre tínhamos sobre o processo de construção de marcas valiosas. Um exemplo seria a Skol, marca brasileira mais valiosa que se conecta de forma consistente com os jovens e apresenta atributos que combinam alto valor de marca com fatores emocionais (love index)”, comenda Tomiya.
SETORES QUE MAIS CRESCERAM
Banco foi o segmento que obteve maior crescimento em relação a 2017 (+44%) e representa, hoje, quase 26% do total das marcas mais valiosas do Brasil, com um valor de $16.683 bilhões de dólares, com destaque para Bradesco e Itaú. Em segundo lugar está o setor de Serviços, que cresceu 41% e atualmente conta com um valor total de $13.582 bilhões de dólares. Nessa categoria, estão presentes empresas como Embratel, NET e Totvs. Representa 21% do total das marcas mais valiosas do país. Na mesma colocação do ano passado, terceiro lugar, está o setor de Varejo, com crescimento de 35% e um valor de $7.348 bilhões de dólares, justificado justamente pelas marcas citadas acima como Havaianas, Magazine Luiza e Arezzo.
Ranking |
Marca |
2018* |
2017* |
Crescimento |
1 |
Skol |
8.263 |
8.146 |
1% |
2 |
Bradesco |
7.018 |
4.438 |
58% |
3 |
Itaú |
6.198 |
4.359 |
42% |
4 |
Brahma |
4.478 |
4.385 |
2% |
5 |
Globo |
4.318 |
4.123 |
5% |
6 |
Antarctica |
2.977 |
2.854 |
4% |
7 |
Bohemia |
1.605 |
1.570 |
2% |
8 |
Sadia |
1.469 |
1.884 |
-22% |
9 |
Ypê |
1.399 |
1.132 |
24% |
10 |
Natura |
1.350 |
1.256 |
7% |
*bilhões de dólares