Desde junho de 2002, a solução de BI baseada em tecnologia MicroStrategy já é amplamente utilizada no Brasil, com um índice de confiabilidade de informação de 99%. O Carrefour tem sido cliente da MicroStrategy por muitos anos, possuindo um número expressivo de usuários da plataforma. Agora, planeja expandir a utilização da solução de BI para novos países. De origem francesa, o grupo varejista possui mais de 10.600 lojas em 29 paises e número próximo a 450 mil empregados.
“A plataforma de BI da MicroStrategy é reconhecido por suas características para a elaboração de relatórios amigáveis, escalabilidade de dados e facilidade de poder ser amplamente disponibilizado via web a milhões de usuários, com segurança. BI hoje é uma necessidade crítica da maior parte das grandes corporações do mundo e a MicroStrategy é líder neste negócio”,.diz Sanju Bansal, COO da MicroStrategy
A MicroStrategy possui entre os seus clientes sete dos dez maiores grupos varejista do mundo, seis das dez maiores empresas do setor financeiro dos EUA, sete dos dez maiores grupos de bens de consumo dos EUA, os cinco maiores bancos dos EUA, os dez maiores grupos farmacêuticos dos EUA e nove entre as dez maiores empresas de telecomunicações também estão nesta lista.
No Brasil
A possibilidade de extrair análises mais detalhadas sobre a movimentação das 194 lojas Carrefour existentes no Brasil (82 hipermercados e 112 supermercados), com o objetivo de garantir um maior controle por parte matriz, foi a razão principal que levou o Grupo a adotar no país a solução de Business Intelligence da MicroStrategy. Hoje, após mais de dois anos de consolidação da ferramenta na rede varejista, o Carrefour expandiu a utilização do BI para outras áreas e finalidades, como o uso de dados de mercado para análise de concorrência, pesquisa de preço, dados gerenciais, comparação de fornecedores, entre outras. Dessa forma, o Carrefour vem obtendo maior competitividade e melhores condições de negociação junto a sua cadeia de fornecedores. Hoje, são 170 usuários com acesso aos relatórios MicroStrategy, fazendo suas consultas via Web. Estes profissionais, espalhados por todo o Brasil, são gestores e tomadores de decisões, como diretores e gerentes. Os 80 hipermercados da rede vendem de 12 a 15 mil itens/dia sendo que alguns possuem, em média, 60 mil itens para venda. Já os 120 supermercados vendem em torno de 3 a 4 mil itens/dia.