Com o objetivo de analisar as informações provenientes das preferências de seus clientes e obter insights para o seu negócio, a Netflix utiliza a plataforma MicroStrategy. A Netflix faz uso de uma plataforma de análise, na qual é possível desenvolver algoritmos, métricas e insights analíticos, em que consegue construir e disponibilizar aplicações que a auxiliam a tomar as melhores decisões para o negócio. Por meio da análise desses dados, a empresa tem condições de negociar com provedores de conteúdo e obter insights muito granulares sobre tudo o que acontece.
Por ter grande quantidade de informações e uma preocupação em analisá-las, a Netflix conta com equipes dedicadas em quatro diferentes grupos: marketing, operações de rede, grupo de conteúdo e supply chain. “Graças aos fortes mecanismos de análise, a Netflix leva para a camada da plataforma seus dados transacionais, de processamento de informações e operações de rede, que residem em um database na Amazon. A plataforma MicroStrategy não recomenda os filmes diretamente, mas ajuda a Netflix a fazer as avaliações de preferência de seus clientes e a indicar novas opções”, afirma o Paul Zolfaghari, presidente da MicroStrategy.
O diferencial do projeto está no fato de o software ser conectado a uma fonte de dados na nuvem, disponibilizada na Amazon Web Services (AWS), que só foi possível graças a uma recente parceria firmada entre MicroStrategy e Amazon.