Sem colaboradores engajados, qualquer estratégia perde força
Autora: Thirza Reis
Vivemos tempos em que o foco excessivo nos resultados deixou um rastro de pessoas adoecidas. Ansiedade, burnout e depressão alcançaram níveis alarmantes, colocando o Brasil entre os países com os piores índices de saúde mental no trabalho. É hora de mudar. O caminho começa com as pessoas.
São elas que impulsionam os negócios, constroem os resultados e criam conexões com os clientes. Sem pessoas engajadas, qualquer estratégia perde força. Quando focamos nas pessoas, damos a elas clareza de valores e uma visão de futuro, criando um comprometimento genuíno com os objetivos da organização.
Se refletirmos, tudo gira em torno das pessoas: elas são os clientes que consomem nossos produtos ou serviços, os profissionais que realizam a produção e os indivíduos cujas demandas moldam o mercado. Logo, não há como pensar em resultados sem considerar o impacto que eles têm em quem está no centro do processo. E o cliente sente isso.
Recentemente, estive em uma imersão com mulheres líderes em Orlando, visitando empresas que são verdadeiras Love Brands. Marcas que não apenas entregam produtos ou serviços, mas que criam experiências que tocam o coração. O segredo delas? Colocar os valores em prática e focar nas pessoas. Quando isso acontece, o cliente percebe. Ele não compra apenas um produto; compra uma ideia, um propósito. Ele se sente valorizado, parte de algo maior.
Essas empresas entendem que atender às necessidades humanas universais de conexão e pertencimento é o que transforma clientes em embaixadores apaixonados. O mesmo vale para dentro da organização. Quando criamos um ambiente onde as pessoas se sentem vistas, reconhecidas e parte de um propósito maior, o engajamento aumenta e os resultados aparecem. Mais do que isso: eles transbordam, impactando positivamente o cliente final.
Está na hora de virar a chave. Vamos mudar o paradigma? Focar nas pessoas não é só um ato de cuidado; é a melhor estratégia para alcançar resultados sustentáveis, transformar negócios e fidelizar clientes.
Thirza Reis é psicóloga, mentora de lideres e sócia-diretora da Homero Reis Relações Inteligentes e Coaching.