O maior otimismo esperado pelos varejistas, apontado pela Pesquisa Serasa Experian de Perspectiva Empresarial para o Natal, em que 53% esperavam aumento do faturamento em relação ao Natal 2008, foi confirmado pelo resultado do Indicador Serasa Experian do Nível de Atividade do Comércio. As vendas para o Natal 2009 cresceram 6,8%, em todo o Brasil. Este aumento foi registrado no final de semana de 18 a 20 de dezembro, comparado ao final de semana de 19 a 21 de dezembro de 2008. Na cidade de São Paulo, as vendas subiram 4,0%, na mesma comparação.
Na semana, de 18 a 24 de dezembro de 2009, em relação à mesma semana de 2008, o Indicador Serasa Experian do Nível de Atividade do Comércio mostrou que as vendas evoluíram 4,1% em todo o território nacional, e em São Paulo 3,5%. Na semana do Natal de 2008, o “Natal da crise”, as vendas nacionais evoluíram 2,8% e, em São Paulo, 1,1%. As promoções do varejo aliadas às melhores condições do crédito conquistaram o consumidor, que está menos inadimplente, tem aumento de renda e conta com expansão do emprego, principalmente o formal, com carteira de trabalho assinada. Destaca-se também o novo valor do salário mínimo, a ser pago a partir de janeiro, na sequência do 13º salário, que deu um fôlego extra às vendas parceladas do comércio.