Paulo Marcelo e Fernando Diniz

Petz avança no digital com foco em CX

A Petz adotou uma estratégia omnicanal, que integra canais físicos e digitais visando garantir a melhor experiência aos clientes. Em linha com as tendências e demandas do mercado, já há algum tempo a empresa estruturou seu e-commerce e plataformas digitais na nuvem da Amazon Web Services. Mais recentemente, ampliou os investimentos em mobilidade e digitalização focados na experiência do cliente. E para ajudar a assegurar a eficiência dessas iniciativas de inovação, em 2019, elegeu a Solutis como parceira tecnológica.

O head de digital da Petz, Fernando Diniz, explica que o fato de ter a estrutura na nuvem foi um dos pontos que ajudaram a suportar o crescimento acelerado do tráfego durante a pandemia. “Pudemos escalar rapidamente para atender as demandas que migraram do mundo físico para o virtual.” No entanto, segundo ele, a Petz precisava otimizar os investimentos em tecnologia e acelerar os processos de desenvolvimento para absorver as novas necessidades do negócio. “À medida que passamos a olhar mais de perto para o digital, aumentou o número de desenvolvedores, cresceu o volume de conflitos de código, entre outras questões associadas à digitalização. A Solutis, com profissionais especializados em DevOps, em testes e em metodologia ágil, chegou para nos ajudar a organizar os processos”, conta.

Como parte dessa organização, a Solutis ajudou a otimizar o uso do ambiente cloud na Petz. “A plataforma da AWS foi implementada sob o modelo de Infraestrutura como Serviço (IaaS), de forma pouco otimizada. Com o apoio do time de DevOps da Solutis, passamos a utilizar a nuvem como plataforma (PaaS), gerando muito mais eficiência e estabilidade ao ambiente”, detalha Diniz. O CEO da Solutis, Paulo Marcelo, comenta que um dos grandes desafios da transformação digital é ponderar a velocidade e urgência da entrega com a capacidade tecnológica e a capacidade das pessoas de absorverem isso. “A empresa pode utilizar o que tem em mãos para se diferenciar no mercado”, afirma. “Por meio de pessoas e do uso da tecnologia é possível impactar a sociedade, as pessoas, e a vida dos pets.”

O head de digital da Petz revela ainda que ao longo deste ano a empresa viu a representatividade do digital passar de 10% (4T19) para mais de 25% (3T20) de participação no negócio. “A Solutis nos ajudou a manter o ambiente estável e com melhor margem de lucro para a empresa”, afirma. Ele explica que a metodologia da Solutis, baseada em jornadas curtas, que testam os limites de alguns indicadores, e focadas nas demandas de negócio, ajuda a aumentar a eficiência operacional da área de digital. “Conseguimos entender e direcionar recursos para garantir a satisfação do cliente com a empresa como um todo.”

Abertura de capital
Além da adequação do negócio para absorver o maior tráfego no e-commerce e outras atividades online durante o período de pandemia e isolamento social impostos pela Covid-19, a Petz conseguiu manter os planos de abertura de capital em 2020. A companhia iniciou sua oferta pública de ações em setembro de 2020. A abertura de capital movimentou R$ 3 bilhões e foi a maior do ano até aqui. “Graças aos novos processos e metodologias, a área de digital pode dar a sua contribuição, apresentando aos investidores os resultados gerados nas entregas digitais e as comparações de share antes e durante o isolamento, bem como aquele planejado para o futuro”, celebra Diniz.

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