Assistente virtual inteligente se concentra em melhorar o desempenho com recomendações personalizadas e análises
A Pipedrive, especializada em CRM de vendas para pequenas e médias empresas, anunciou o lançamento do seu novo assistente de vendas com inteligência artificial. Em versão beta, a ferramenta oferece previsões sobre probabilidades e recomenda as próximas ações, tudo para aumentar as chances de fechar um negócio. “O recurso, agora potencializado com IA, é usado por mais de 60% dos usuários ativos da nossa plataforma e consegue três vezes mais negócios para empresas que o utilizam em comparação com aquelas que não o fazem”, assegura Shaun Shirazian, diretor de produtos da Pipedrive.
Conforme explica o executivo, “a IA permite incrementar a ferramenta como uma solução que atende às necessidades reais dos vendedores e os ajuda a atingir metas de faturamento. A integração da inteligência artificial vem como um orientador prático focado nas equipes de vendas. O assistente virtual efetivamente ajuda a priorizar os esforços e a focar nos negócios certos. A ferramenta analisa continuamente o pipeline e as atividades de vendas do usuário, identificando padrões e preferências de vendas. Consequentemente, o recurso fornece recomendações práticas e ações que os profissionais de vendas podem implementar imediatamente para aumentar o sucesso de vendas”.
Probabilidades e recomendações
Os novos recursos alimentados por IA com o assistente de vendas incluem probabilidade de fechar um negócio e recomendação da próxima melhor ação: analisa cada negócio e atividades, e fornece recomendações sobre as melhores ações seguintes; recomenda negócios com grande chance de sucesso: além de ajudar a recomendar negócios mais prósperos, ajuda a descartar os que têm pouca chance de sucesso; insights acionáveis sobre a velocidade do negócio: acelera a velocidade do negócio com notificações acionáveis, mantendo os representantes de vendas informados sobre o progresso dos negócios, além de notificar quando eles excedem o tempo médio para fechar. Além disso, possibilita controle do desempenho da equipe: informações sobre o desempenho individual. Os gerentes de vendas podem identificar os membros da equipe com a maior taxa de desistência, revisar os negócios perdidos no pipeline e olhar de forma estratégica sobre pontos fortes e pontos a melhorar.
Além desse avanço, a Pipedrive também anunciou dois recursos adicionais, incluindo categorização de e-mails em caixa de entrada com múltiplas contas de e-mail: o novo recurso de rotulagem permite aos vendedores categorizar e-mails com base em seus critérios, filtrando e identificando aqueles com características comuns e simplificando o processo de localização, em múltiplas contas; e recomendações de apps baseadas em IA: analisam os negócios dos clientes e recomendam os aplicativos mais relevantes do marketplace, de acordo com cada negócio.