Com mais de 200 cases inscritos, elevando a barra da disputa, a premiação se consolida como referência, premiando 84 cases, com destaque para Basf, Betano, Foundever e DialMyApp e Anna Vidal, do Ifood
Pesquisas e debates recentes já apontam o destaque global do Brasil quando falamos de experiência do cliente. E isso se deve pelo trabalho praticado pelas empresas no País como fica evidente nos cases vencedores do Prêmio ClienteSA 2024 e nos profissionais reconhecidos no Personalidades ClienteSA 2024. Realizado na noite de ontem (02), dentro do ClienteSA X-Summit, o jantar de celebração destacou 84 cases com troféus de ouro, prata e bronze, de um total de empresas (confira a lista completa abaixo), além de homenagear 10 executivos Os grandes destaques da noite foram Basf (Empresa do Ano), Betano (Case do Ano), Foundever (Outsourcing do Ano) e DialMyApp (Parceiro/Fornecedor do Ano), além de Anna Carolina Vidal diretora de customer experience do iFood, eleita Personalidade do Ano.
Como mais uma prova da evolução do mercado, o Prêmio ClienteSA teve mais uma vez recorde de inscrições, com aumento de 30% e mais de 220 cases cadastrados. O número não apenas indica uma maior disseminação do tema de CX, como também reforça o nível da disputa para a conquista dos troféus. “Com a premiação, temos acompanhado ano a ano esse crescimento da atividade de cultura cliente e, com isso, um grande amadurecimento das práticas do mercado. Como consequência, a régua aumenta cada vez mais e a conquista do troféu acaba colocando os vencedores em um seleto grupo, um verdadeiro benchmark do mercado brasileiro”, Vilnor Grube, CEO e fundador da Grube (ClienteSA e Callcenter.inf.br) e VP da Aloic.
Também receberam troféu as empresas AeC, Aktie Now, Alelo, Allcare, Almaviva, Allianz Partners, Amil, Ânima Educação, Azul/A5 Solutions, Baldoni, Banco BMG, Banco Mercantil, Banco Pan, BB Consórcios, Bimbo, Blip, Bosch Service Solutions, Bradesco Seguros, Brasil Center, Brasilprev, Brasilseg, Buser, Cassi, Claro, Claro Pay, CNP Seguros, Cogna Educação, Cometa, Comgás, Concentrix, Concilig, CSU Digital, Cuponeria, Efí, Embasa, Energisa, Friboi, Grupo Elo, Grupo Neoenergia, HP Quality Consulting, Hypeone, iFood, Ipiranga, Kainos, KTech, Messer Gases, MRV, NovaQuest, Olos Tecnologia, Pluxee, Positivo Tecnologia, Pravaler, Prudential, Quinto Andar, RecargaPay, Reciclare, Rodobens, Seara, Seguros Unimed, Sem Parar, Sky, Tahto, Tel, Teleperformance, The Led, Ticket, Tokio Marine, Vero Internet, VR, Voxline, YDUQS, Yuny e Wittel.
No Personalidades, receberam também reconhecimento: Alex Rocha superintendente de gestão do cliente da Seguros Unimed, e Roberto Madureira diretor de experiência do cliente da Ligga, ambos troféu de prata; além de Alessandra Bertramelli Mincov, especialista em CX, Alessandra Tosta, head de growth e líder para canais online da SKY Brasil, Ana Carolina Ribas, head de experiência do cliente da Basf, Danusa Correa, diretora de experiência do cliente do Grupo Energisa, Fabio Bittencourt, diretor de customer service do Grupo Carrefour Brasil, e Giuliano Generali, superintendente executivo de canais digitais do Grupo Bradesco Seguros.
Criado em 2013 e consolidado como grande referência em cultura cliente, o Prêmio ClienteSA é o principal reconhecimento da área de gestão de clientes e customer experience, destacando as melhores práticas do mercado brasileiro. Além disso, o grande vencedor de cada categoria se classifica para participar do Prêmio Latam 2025, concorrendo com empresas da Argentina, Colômbia, México e Paraguai, países que fazem parte da Aloic – Alianza Latinoamericana de Organizaciones para la Interacción con Clientes.
Veja como foi a premiação:
Confira a lista com todos os vencedores do Prêmio ClienteSA 2023, com suas respectivas categorias e troféus:
PRÊMIOS ESPECIAIS
Empresa do Ano: Basf
Parceiro/Fornecedor do Ano: DialMyApp
Empresa de Outsourcing do Ano: Foundever
Case do Ano: Betano
LÍDER EM CAMPANHA MOTIVACIONAL
Troféu Bronze
Empresa: Embasa
Case: Sou Mais Comercial: Todos juntos e na mesma direção
Troféu Prata
Empresa: Cogna Educação
Case: Encantar: como engajar mais gente na experiência do cliente
Troféu Ouro e Destaque em Gente/Cultura
Empresa: Efí Bank
Case: Semana de 4 dias
LÍDER EM ESTRATÉGIA DE VENDAS
Troféu Bronze
Empresa: TEL
Case: Maximizando a Interação do Cliente: O Poder do Service to Sale da TEL
Troféu Bronze
Empresa: Tahto
Case: Conexões Personalizadas, Vendas Efetivadas
Troféu Prata
Empresa: Rodobens
Case: A arte de construir resultados – Do planejamento à execução
Troféu Ouro
Empresa: Reciclare
Case: MDVP 2.0 – Modelo DASA de Vendas particular: Ampliando a estratégia de vendas por meio da inovação em processos de vendas e gestão
LÍDER EM AÇÕES DE MARCA E VALOR
Troféu Bronze
Empresa: Buser Brasil
Case: Alcançando o futuro com chatbots: Uma história de sucesso na experiência do cliente
Troféu Prata
Empresa: Foundever
Case: Projeto OCSIA: Solução em uma só ligação
Troféu Ouro
Empresa: MRV
Case: Let’s Help: uma estratégia de comunicação de cliente para cliente
LÍDER EM ESTRATÉGIA INOVADORA EM MÍDIAS SOCIAIS
Troféu Bronze
Empresa: Foundever
Case: Todos os caminhos levam à Accor
Troféu Prata
Empresa: Allianz Partners
Case: Emergências Simplificadas – Allianz automatiza jornadas no WhatsApp
Troféu Ouro
Empresa: Alelo
Case: Inteligência que transforma conversas em experiências
LÍDER EM ESTRATÉGIA MULTICANAL/OMNI CHANNEL
Troféu Bronze
Empresa: Azul e A5 Solutions
Case: Comunicação Assíncrona: como a Azul Linhas Aéreas obteve benefícios de negócio e entregou altos níveis de experiência trocando mensagens conforme a conveniência de tempo de seus clientes
Troféu Bronze
Empresa: Ânima Educação
Case: Virtualização dos Atendimentos para Estudantes Anima Educação – Atendimento Videoconferência
Troféu Prata
Empresa: Aktie Now
Case: Revolução no Atendimento: Esportes da Sorte Eleva Satisfação em Mais de 70% com apoio da Aktie Now no Zendesk
Troféu Ouro
Empresa: SKY e DialMyApp
Case: A Utilização do DialMyApp para alavancar a estratégia multicanal da SKY, alcançando a superdigitalização e reforçando o pilar de Transformação Digital
LÍDER EM PROJETO DE EXPORTAÇÃO DE SERVIÇOS
Troféu Bronze
Empresa: Voxline
Case: Prevenindo na saúde, colhendo em liderança
Troféu Ouro
Empresa: Concentrix
Case: Trascendiendo Fronteras: Nuestro camino hacia un servicio al cliente excelente en español – Reckitt
LÍDER EM OPERAÇÃO DE CS/BACK OFFICE
Troféu Bronze
Empresa: Ticket
Case: Credenciamento de Estabelecimentos Ticket
Troféu Prata
Empresa: Seara
Case: Seara – Internalização do atendimento SAC Kit Festa
Troféu Ouro
Empresa: Cogna Educação
Case: PIXEL: como a Inteligência Artificial otimiza a análise de documentos e reduz o tempo de resposta aos alunos protagonismo do Contact Center, em soluções rápidas e eficientes, no primeiro contato
LÍDER EM PROJETO DE INTELIGÊNCIA OPERACIONAL (CRM / DATA DRIVEN)
Troféu Bronze
Empresa: Almaviva do Brasil
Case: Front-end Inteligente: O Poder da automação com uso de da IA nos Call Center
Troféu Bronze
Empresa: Allcare
Case: O Caminho da Tecnologia à Humanização – conectando tecnologia e pessoas
Troféu Prata
Empresa: Ipiranga
Case: Experiência e eficiência: A Evolução do Atendimento ao Cliente Ipiranga
Troféu Ouro
Empresa: Grupo Neoenergia
Case: Voz do Cliente 360º – Uma abordagem integrada para melhorar a experiência dos clientes
LÍDER EM PROJETOS COM CONCEPÇÃO DE BPO
Troféu Bronze
Empresa: Kainos BPOTech
Case: Conexa Saúde: “Transformação” Fornecendo Atendimento com Alta Qualidade e Eficiência
Troféu Bronze
Empresa: Bosch acelera atendimento ao cliente de GWM
Case: Bosch Service Solutions
Troféu Prata
Empresa: AeC
Case: AeC e Banco BV: Parceria que Impulsiona a Satisfação e Segurança dos Clientes
Troféu Ouro
Empresa: Foundever
Case: Atendimento Allflex
LÍDER EM PROJETO DE INTEGRAÇÃO/TECNOLOGIA
Troféu Bronze
Empresa: Banco Pan
Case: A transformação do atendimento: Novos modelos de tecnologia para melhorar a jornada do cliente
Troféu Bronze
Empresa: Vero Internet
Case: Vero HUB – integrando a experiência de colaboradores e clientes
Troféu Prata
Empresa: Bradesco Seguros
Case: Gestão de Dados – Conhecendo nossos clientes para um atendimento personalizado de excelência
Troféu Ouro
Empresa: Energisa
Case: TOTEM Tecnologia e você: Humanizando relações
LÍDER EM OPERAÇÃO DE CALL CENTER INTERNO
Troféu Bronze
Empresa: Friboi
Case: Da satisfação dos colaboradores ao encantamento dos consumidores: “A fórmula da experiência na Friboi”
Troféu Prata
Empresa: Amil
Case: Atendimento 2.0
Troféu Ouro
Empresa: Claro Pay
Case: Claro Pay – Maximizando a satisfação nas jornadas do cliente
LÍDER EM PROJETO DE PARCERIA ESTRATÉGICA
Troféu Bronze
Empresa: KTech
Case: Youse: Parceria Estratégica – Transformando o Atendimento ao Cliente
Troféu Prata
Empresa: The Led
Case: The Led e Friboi – Seu açougue nota 10
Troféu Ouro
Empresa: Blip e Banco Pan
Case: Blip e Banco Pan juntos na contestação de cartão de crédito
LÍDER EM PROJETOS DE B2B
Troféu Bronze
Empresa: Cuponeria Loyalty
Case: Cuponeria Loyalty: Desenvolvimento de soluções de fidelização para grandes empresas
Troféu Prata
Empresa: RecargaPay
Case: Conexões que fazem a diferença: O impacto de uma abordagem focada no cliente B2B
Troféu Ouro e Destaque em Estratégico Operacional
Empresa: Basf
Case: Restruturação da área de CX Basf
LÍDER EM PROJETO DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO
Troféu Bronze
Empresa: Bradesco Seguros
Case: Programa de Melhores Práticas de Canais de Relacionamento Bradesco Seguros
Troféu Prata
Empresa: Cassi
Case: LIDERA. “Despertando o potencial inexplorado, cultivando líderes visionários”
Troféu Ouro
Empresa: Seguros Unimed
Case: Programa Você Faz a Diferença da Seguros Unimed: Elogios, Inovação e Excelência
LÍDER NA VIRADA DO JOGO
Troféu Bronze
Empresa: Pluxee
Case: Pluxee – Virada de Marca
Troféu Prata
Empresa: Sem Parar
Case: Resolvendo Hoje, Encantando Sempre: CSAT e FCR como Padrões de Excelência e fidelização
Troféu Ouro e Destaque em Liderança
Empresa: Betano
Case: Uma aposta que deu certo!
LÍDER EM PROJETO DE CUSTOMER EMPLOYEE
Troféu Bronze
Empresa: iFood
Case: Experiência do cliente como agente de mudança
Troféu Prata
Empresa: Messer Gases
Case: Transformando Experiências: Um Case de Sucesso na Integração do Call Center (VC NO CCC)
Troféu Ouro
Empresa: Brasil Center
Case: Universidade de Processos
LÍDER EM PROJETO DE GESTÃO DE CLIENTES (CX/CSM)
Troféu Bronze
Empresa: VR
Case: O Valor da Satisfação do Cliente para o Ecossistema VR
Troféu Bronze
Empresa: Cometa
Case: A transformação da cultura por meio de práticas de Customer Centric
Troféu Prata
Empresa: Banco BMG
Case: Revolucionando a Reputação Bancária: Fortalecimento das Relações com o Órgão Regulador para o Empoderamento do Cliente
Troféu Ouro e Destaque em Transformação
Empresa: Brasilseg
Case: Estratégia de Retenção: potencializar, ampliar as iniciativas de retenção, engajar clientes e gerar promotores
LÍDER EM PROJETO DE CULTURA CLIENTE
Troféu Bronze
Empresa: Yuny Incorporadora
Case: Yunyverso
Troféu Prata
Empresa: Pravaler
Case: Ponte CX-Produtos: Alavancando a jornada do aluno e das instituições de ensino
Troféu Ouro
Empresa: CNP Seguros
Case: Da estratégia à prática: cultura organizacional centrada no cliente
LÍDER EM PROJETO ESTRATÉGICO
Troféu Bronze
Empresa: CSU Digital
Case: Revolução inteligente: Solução de hiperautomação transforma drasticamente eficiência em processos
Troféu Bronze
Empresa: YDUQS
Case: Programa Singular Estácio
Troféu Prata
Empresa: Comgás
Case: Projeto Cockpit
Troféu Ouro e Destaque em Inovação
Empresa: Claro
Case: Ecossistema de CX Comercial
LÍDER EM PROJETO DE CONSULTORIA
Troféu Bronze
Empresa: Wittel
Case: Wittel Potencializa a Eficiência do Atendimento Energisa
Troféu Bronze
Empresa: Prudential do Brasil
Case: Voz do Cliente: Novas formas de ouvir
Troféu Prata
Empresa: HP Quality Consulting
Case: A arte da melhoria contínua: HP Quality Consulting guia Tokio Marine rumo a elevação na experiência do cliente e colaboradores
Troféu Ouro
Empresa: Quinto Andar
Case: Single-Door
LÍDER EM PROJETO VISIONÁRIO
Troféu Bronze
Empresa: Hypeone
Case: Niah: Potencializando a experiência humana com inteligência artificial
Troféu Prata
Empresa: MRV
Case: Aroma de Casa MRV: transformando a Experiência do Cliente com o Marketing Olfativo
Troféu Ouro
Empresa: VR
Case: SuperApp VR: a revolução tecnológica que simplificou a rotina de 4 milhões de trabalhadores
LÍDER EM ESTRATÉGIA DE CRÉDITO E COBRANÇA
Troféu Bronze
Empresa: NovaQuest
Case: A Jornada do Cliente – A inteligência artificial em prol da humanização e personalização
Troféu Prata
Empresa: Olos Tecnologia
Case: Olos JX Scoring, mais resultados com menos recursos
Troféu Ouro
Empresa: Tokio Marine
Case: Quem transforma age, quem age resolve: Jeito Tokio de Negociar!
LÍDER EM PROJETO DE INCLUSÃO E DIVERSIDADE
Troféu Bronze
Empresa: Grupo Elo
Case: Grupo Elo Transformando Realidades
Troféu Bronze
Empresa: Baldoni
Case: Projeto Alveare
Troféu Prata
Empresa: Concilig
Case: Inclusão em Foco: Libras na Concilig – Conectando Pessoas e Oportunidades
Troféu Ouro
Empresa: Brasilprev
Case: Ouvidoria dos mais vividos, juntos para a inclusão dos longevos
LÍDER EM PROJETO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL
Troféu Bronze
Empresa: BB Consórcios
Case: Grupos Verdes – Nascentes Brasileiras
Troféu Prata
Empresa: Concentrix
Case: Transformando o Mundo: Estratégias Corporativas em ESG
Troféu Ouro
Empresa: Teleperformance
Case: Projeto TP Amazônia – Sementes que Transformam
LÍDER DE ESTRATÉGIA DIRECIONADA AO CIDADÃO / SOCIEDADE
Troféu Bronze
Empresa: Positivo Tecnologia
Case: Desafogando o Sistema Judicial e Promovendo Justiça Eficiente para o Consumidor
Troféu Prata
Empresa: Banco Mercantil
Case: Agendamento Onboarding Beneficiário INSS via WhatsApp
Troféu Ouro e Destaque em Contribuição Social/Sustentabilidade
Empresa: Embasa
Case: Transformação do Relacionamento: o cidadão como prioridade máxima
TALENTO DO ANO
Vencedora: Cíntia Muriana
Empresa: Bimbo
PRÊMIO PERSONALIDADE CLIENTESA 2024
Troféu Ouro
Anna Carolina Vidal diretora de customer experience do iFood
Finalistas – Prata
Alex Rocha superintendente de gestão do cliente da Seguros Unimed
Roberto Madureira diretor de experiência do cliente da Ligga
Menção honrosa
Alessandra Bertramelli Mincov, especialista em CX
Alessandra Tosta, head de growth e líder para canais online da SKY Brasil
Ana Carolina Ribas, head de experiência do cliente da Basf
Danusa Correa, diretora de experiência do cliente do Grupo Energisa
Fabio Bittencourt, diretor de customer service do Grupo Carrefour Brasil
Giuliano Generali, superintendente executivo de canais digitais do Grupo Bradesco Seguros