Oitava edição da premiação atrai a atenção de grandes marcas e reflete o potencial do segmento de criar engajamento com um público jovem e conectado
A Player1 Gaming Group anunciou, para o dia 12 de dezembro, a festa de entrega dos troféus da oitava edição do Prêmio eSports Brasil (PeB), que irá reconhecer em 24 categorias. Segundo Leandro Valentim, cocriador do Prêmio Esports Brasil e CEO da Player1 Gaming Group, “essa premiação se consolida, ano a ano, como o principal momento de reunião das diversas modalidades e comunidades de esportes eletrônicos na América Latina. Mais do que isso, a premiação vem se destacando por ocupar um lugar estratégico de conexão entre o público endêmico – formado por empresas, fãs, jogadores e outros profissionais do setor – e o massivo. Como resultado, o PeB reúne audiências cada vez maiores, atrai grandes marcas patrocinadoras e fortalece o ecossistema local de eSports com informações relevantes e projeção dos ídolos do cenário competitivo”.
Em 2023, o evento alcançou 90 milhões de pessoas com sua cobertura multiplataforma, um crescimento de 30,6% em comparação ao ano anterior. Para o executivo, “só no Brasil são mais de 100 milhões de gamers, e 82,9% deles conhecem os esportes eletrônicos – de acordo com dados da Pesquisa Games Brasil 2023. Nesse contexto, o PeB tem um diferencial exclusivo, que é o de colocar em um mesmo ambiente todos os principais nomes do setor, das publishers aos streamers mais famosos, dos novos talentos aos ídolos já consagrados, independentemente de suas modalidades”.
Outro reflexo dessa relação intensa do PeB com a comunidade gamer está no engajamento. De acordo com Leandro, “durante o ano passado, por exemplo, foram mais de 1,5 milhão de interações dos seguidores com as redes sociais do prêmio. Além disso, a presença pontual de talentos conhecidos pelo grande público, como Sabrina Sato, Fernanda Gentil e Ana Clara – que já apresentaram o evento ao lado de Nyvi Estephan –, e de grandes estrelas dos games, amplifica esse alcance. Só nos perfis de indicados à premiação em 2023 e de influenciadores convidados, o impacto no ano passado superou 65 milhões de pessoas”.
Para a edição de 2024, o PeB conta com o patrocínio de grandes marcas que reconhecem esse potencial de engajamento e a importância dos eSports para o público jovem. Entre elas estão a Betano, plataforma internacional de apostas esportivas on-line, que está presente no PeB pelo segundo ano consecutivo, e a Snickers, marca de chocolates da Mars Wrigley, que faz sua estreia.
Mais de 120 troféus
Em sete edições realizadas, o PeB já entregou mais de 120 troféus a jogadores, influenciadores e publishers de destaque nas mais diversas modalidades de esportes eletrônicos. Na edição 2024 a premiação conta com 24 categorias, sendo duas delas votadas exclusivamente pelos fãs e 22 escolhidas em conjunto com especialistas. A noite de gala da cerimônia de premiação está marcada para o dia 12/12, a partir das 19h, com uma série de atrações no Memorial da América Latina, em São Paulo.
O público poderá acompanhar tudo o que acontecerá na premiação ao vivo pelo SporTV, nos canais oficiais da Player1 e do próprio Prêmio no YouTube e na Twitch. Além da transmissão principal, esse ano ainda haverá uma segunda tela, em que os fãs terão acesso a entrevistas exclusivas e imagens de bastidores.