Fernando Pantaleão, vice-presidente de vendas e soluções para comércios da Visa do Brasil

Quase metade dos brasileiros já compram no modelo Click and Mortar

Relatório da Visa ainda mostrou que 78% dos consumidores do país preferem comprar em estabelecimentos físicos

Quase 48% dos consumidores brasileiros realizam suas compras no modelo Click and Mortar, que combina as vantagens das vendas on-line com os benefícios das vendas físicas, segundo aponta  a pesquisa “Índice Global de Compras Digitais 2024: A Ascensão do Comprador Click and Mortar e o que isso significa para os comerciantes”, encomendada pela Visa Acceptance Solution à PYMNTS Intelligence.

De acordo com a sondagem, do total de compradores que usam o modelo, 38,2% são assistidos digitalmente nas lojas enquanto compram e 9,6% efetuam a compra totalmente on-line e somente se deslocam aos estabelecimentos para retirá-la. “O formato oferece aos consumidores uma experiência muito mais completa, pois permite que suas compras sejam iniciadas ou finalizadas por qualquer canal e lhes dá liberdade para escolher o que mais se adapta às suas necessidades. Ao mesmo tempo, proporciona uma experiência de pagamento muito mais próxima, sem deixar de lado a facilidade e a praticidade dos canais digitais”, comentou Fernando Pantaleão, vice-presidente de vendas e soluções para comércios da Visa do Brasil. O estudo ainda mostra que 78% dos consumidores do país compram em estabelecimentos físicos, uma oportunidade para comerciantes, que podem explorar a tendência crescente da mescla entre varejo físico e online.
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Lojas que os brasileiros priorizam 

Entre os 47,8% de brasileiros que realizam suas compras no modelo Click and Mortar, muitos esperam que as lojas físicas ofereçam recursos específicos de compras digitais. O mais almejado, por 74% dos compradores, é a possibilidade de usar o método de pagamento preferido. O recurso de avaliações de produtos disponíveis digitalmente é desejado por 71% dos compradores do modelo. Por fim, há dois recursos requisitados igualmente por 70 % dos compradores: a disponibilidade de um app ou site específico para celular e a pesquisa com localização móvel para saber se há produtos na loja física mais próxima.

‍Segundo Pantaleão, o modelo vem criando novas dinâmicas nas compras on-line e na loja física, especialmente para os comércios. “A abordagem do Click and Mortar ganhou rapidamente adeptos em todo o mundo e contribui para que os varejistas fidelizem os clientes, principalmente pensando em uma localidade específica, já que há a questão de retirada na loja. Os dados sugerem que a base de consumidores Click and Mortar só tende a crescer no Brasil, e os lojistas com intenção de explorar essa curva devem se concentrar em disponibilizar e melhorar os recursos digitais, seja online ou nas lojas físicas”.

Metodologia

O “Índice Global de Compras Digitais de 2024: Edição Brasil” é um relatório de Inteligência da PYMNTS, encomendado pela Visa Acceptance Solutions. Para esta edição, foram entrevistados 2.200 consumidores e 622 comerciantes no Brasil para capturar tendências recentes no comportamento do consumidor e documentar o aumento das experiências de compra Click and Mortar. Também foram extraídos insights comparativos de uma pesquisa maior com 13.904 consumidores e 3.512 comerciantes em sete países, realizada de 27 de setembro de 2023 a 1º de dezembro de 2023.

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