Relacionamento digital



O Bar Brahma adotou a plataforma Virtual Target, desenvolvida pela Virid Interatividade Digital, para realizar ações de e-mail marketing. O objetivo era manter os frequentadores bem informados sobre as ações, ter um relacionamento digital mais direto com clientes potenciais e mensurar resultados das ações para qualificar a base de dados. A ferramenta é utilizada pelas áreas de marketing e comercial, realizando aproximadamente quatro disparos por mês para uma base de 30 mil e-mails, formada por frequentadores.

 

Antes de adquirir a ferramenta de e-mail marketing Virtual Target os disparos eram realizados por uma agência que entregava um relatório de e-mails enviados, abertos, clicados e com opt out. “A nossa necessidade era mensurar as campanhas de forma mais adequada para qualificar nossa base de clientes. A Virtual Target permitiu a eficiência na gestão e no tratamento dos erros da base, colaborando para obter melhores resultados”, explica Luís Giusti, analista de marketing on-line do Bar Brahma. Com a ferramenta, a empresa já registrou retorno maior de aberturas e receptividade dos e-mails.

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Customizar os envios de e-mail marketing, estreitar o relacionamento digital, integrar as campanhas on-line às redes sociais, segmentar e mensurar os resultados dos disparos. Esses foram os objetivos que motivaram a operadora de viagens CVC optar pela Virtual Target, plataforma de envio e gestão de e-mail marketing da Virid Interatividade Digital.

 

Com a nova plataforma, a equipe de e-commerce da operadora terá acesso a novas ferramentas para gerir envios de e-mail marketing, estabelecendo controle na comunicação com os clientes e maior eficiência no disparo de mensagens sobre produtos e promoções, inclusive no que se refere à comunicação com clientes baseados em redes sociais. Em média, são realizados ao mês cerca de 1,5 milhão envios para base de clientes da operadora.

 

“As funcionalidades da ferramenta de e-mail marketing agilizam nosso trabalho e os relatórios pontuais nos mostram o desempenho dos envios das campanhas digitais, em todos os ângulos. A partir dessa análise, conseguimos planejar e disparar novas ações on-line de forma estratégica”, conta Rogério Mendes, gerente de e-commerce da CVC.

 

A partir desta parceria, a CVC criará ações de relacionamento pontuais, seja na promoção de ofertas de pacotes turísticos, na divulgação de calendários de feiras e eventos e no envio de mensagens em datas comemorativas, como por exemplo, no aniversário do cliente ou na data de embarque do passageiro. De forma estratégica, a plataforma da Virtual Target permitirá, ainda, que a CVC direcione mensagens personalizadas aos clientes, uma vez que o sistema permite a filtragem de dados, sinalizando, por exemplo, oportunidades de comunicação junto aos clientes que viajaram com a operadora há um ano.

 

A comunicação pelo email marketing também contempla um envio direcionado, com ações de mensagens de “boa viagem”, que podem ser enviadas a quem vai viajar pela CVC, com cinco dias de antecedência do embarque, trazendo informações importantes ao cliente sobre o destino, cuidados com a bagagem, documentos necessários para o embarque e dicas para garantir a tranquilidade na viagem.

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A Accenture Interactive traz para o Brasil um modelo de consultoria digital, tecnologia web e ferramentas analíticas de marketing na web 2.0. Esta abordagem diferenciada só foi possível pela integração interna de perspectivas da Accenture (tecnologia/marketing/analítica) e de um investimento global, realizado por meio da compra das empresas: Maximine, Memetrics e Adchemy.

 

“O mundo digital é cada vez mais um componente crítico na comunicação com os consumidores, com este foco a Accenture ajuda as empresas a crescer com as tecnologias e serviços digitais inovadores, desenvolvendo capacidades diferenciadas de marketing digital e otimizando os investimentos online e offline”, ressalta José Gonçalves, líder do Accenture Interactive para América Latina. “As empresas vencedoras em um mundo digital serão aquelas que reduzam os custos e aumentem sua relevância na web 2.0”, afirma Gonçalves. “A web 2.0 é indiscutivelmente o caminho mais flexível e eficiente para a aquisição de novos clientes e fidelidade dos antigos”, acrescenta.

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O Primeiramão adotou a Virtual Target para as ações de envio e gestão de e-mail marketing. A partir do uso do sistema, a empresa tem a expectativa de estreitar o relacionamento digital com os consumidores de maneira ética, respaldada pelas novas regras do código de autorregulamentação para a prática do e-mail marketing.

 

De acordo com Gilmar Arruda de Souza, coordenador de marketing do Primeiramão, o canal auxilia a empresa a manter o relacionamento com clientes e a segmentar a comunicação de acordo com o interesse apontado pelos relatórios de mensuração presentes na virtual Target. “Com a plataforma, esperamos aumentar a relevância das mensagens para a nossa base, respeitando as preferências dos leitores. Apostamos em melhores níveis graças ao diferencial oferecido pelo suporte técnico e por conhecer melhor o perfil de nossa base de dados”, ressalta.

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Uma empresa especializada em desenvolver ações para que marcas povoem as redes sociais de forma humanizada, estreitando relacionamento entre as companhias e seus públicos. Esta é a Gaia Creative, que, após investimento inicial de R$ 2 milhões, chega ao mercado digital. “A Gaia utiliza as mídias sociais como agregadores de negócios para um completo relacionamento digital das marcas em todas as mídias e redes sociais, como, por exemplo, Twitter, Robo.to, Plaxo, Blogs, Orkut, Facebook, Linkedin, Flickr, Ning, YouTube e Del.icio.us”, explica Gil Giardelli, CEO da Gaia Criative.

 

De acordo com Giardelli, a empresa disponibiliza ferramentas de gerenciamento de campanhas digitais e de integração de banco de dados, entre tantas outras soluções, feitas sob medida para atender às necessidades específicas de cada cliente. “Muitas empresas ainda têm dificuldades de se relacionar nas redes e mídias sociais, ambientes tecnológicos reconhecidos pela agilidade, velocidade, poder de propagação e influência. A Gaia surge, então, como uma ponte entre marcas e consumidores”, finaliza GIardelli.

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Com objetivo de obter informações mais detalhadas sobre o resultado das campanhas de comunicação on-line, a Saraiva.com.br investiu em mensuração. Para atingir mais precisão nos retornos das ações de e-mail marketing, a loja virtual optou pela plataforma Virtual Target. O sistema estabelece e propicia a automatização e o gerenciamento da comunicação da loja com os clientes, que inclui ofertas, promoções e inaugurações de lojas físicas e eventos.

 

As funcionalidades disponibilizadas pela plataforma ao site da Livraria Saraiva trazem os relatórios analíticos de visibilidade dos destinatários que disponibilizam informações sobre a interação do público com as mensagens, permitindo entender o real interesse e perfil comportamental de consumo. Os retornos de acessibilidade são estrategicamente trabalhados para aumentar o relacionamento com a base – formada somente por clientes que autorizam a entrega dos emails (opt-in).

 

“Os dados provenientes dos relatórios nos dão diretrizes e nos auxiliam a mudarmos nossas estratégias. Identificamos que a gestão da informação é fundamental para irmos direto ao ponto. Com a Virtual Target foi possível programar, por exemplo, os horários para o disparo das campanhas promocionais. Identificamos os perfis e isso nos fez entender que os destinatários lêem o email em horários diferentes. A plataforma permite uma análise que integra os diferentes resultados e melhora o gerenciamento de campanhas”, avalia Rodrigo Poço, diretor de e-commerce da Saraiva.

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Na próxima quarta-feira (11/5), a Transit Telecom participará do “Café Com Internet”, evento promovido pela WBI Brasil, em São Paulo. Com o tema “Soluções de Relacionamento Digital”, o evento contará com a presença de Hélio Watanabe, gerente de produtos da Transit Telecom, que vai falar sobre os benefícios do serviço de longa distância e os novos produtos da operadora baseados em VoIP (Voz sobre protocolo IP).
O evento vai contar ainda com a palestra tema “E-mail marketing de 3ª geração”, cujo objetivo é mostrar como uma empresa pode desenvolver ações mais eficientes de relacionamento para alavancar oportunidades de negócios por meio do e-mail marketing. Já a palestra “SMS Marketing”, vai apresentar as melhores práticas no uso de mensagens curtas no celular ou SMS (Short Message Service) na área de relacionamento com clientes e como integrar este novo serviço às estratégias de marketing das empresas. A última apresentação, “Extraindo inteligência de Websites”, vai analisar o potencial de extração de informações de inteligência de web sites.
Serviço
Data: 11 de maio
Horário: a partir das 19h
Local: Fundação Mokiti Okada – rua Morgado de Mateus, 77, Vila Mariana – São Paulo/SP
Informações pelo telefone (51) 3233 1771 ou no site www.wbibrasil.com.br

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