No ano de seu centenário, a Saraiva anuncia o seu novo e-commerce e m-commerce. Com a nova plataforma flexível, a Saraiva customizou os ambientes do site com ênfase aos conteúdos gerando uma maior interação com o cliente, já que ele consegue ler um trecho de um livro, ver o trailer de um filme, ouvir um trecho de música e descobrir informações de um item sob a forma de degustação, sem precisar sair da página inicial. A disponibilidade dos conteúdos será crescente e é resultado de parcerias com a indústria de literatura e entretenimento, por exemplo. “Começamos com a oferta de conteúdos de parceiros-chave e o objetivo é que todo o e-commerce ofereça a mesma experiência ao longo do tempo, integrando inclusive com o site Saraiva Conteúdo”, disse Marcelo Ubríaco, vice-presidente de negócios para o varejo da Saraiva.
O novo site de comércio eletrônico estará disponível também para usuários de dispositivos móveis, por meio do m-commerce. “Queremos levar ao ambiente virtual a mesma experiência de compra de uma loja física por meio de ferramentas que deixam a navegação mais interativa, dinâmica e envolvente, em virtude da disponibilidade de um conteúdo bastante rico, fazendo com que o consumidor fique imerso no universo do produto que procura”, afirma Ubríaco. Para o executivo, um dos diferenciais da Saraiva é a visão integrada como grupo que envolve varejo e negócios editoriais. “Em nosso e-commerce, oferecemos o Saraiva Prepara, uma plataforma de cursos on-line desenvolvida pelo Grupo que prepara estudantes para exames, concursos e carreiras públicas”, disse.
O e-commerce da Saraiva possui mais de dois milhões de itens e recebe em média 15 milhões de visitantes por mês. Além de contar com uma navegação intuitiva mais rápida, a busca tornou-se mais evidente no topo da página e aprimorada para facilitar a identificação do produto.