A cartilha “Turismo e Consumo” é um guia com mais de 50 páginas com todas as informações para o consumidor turista, que foi desenvolvido nas versões português, inglês e espanhol e sua massiva distribuição será feita através de download por QR Code. Os códigos estarão nos milhares de panfletos que a Fundação Procon irá disponibilizar em aeroportos, rodoviárias e hotéis, e o guia estará à disposição no portal da entidade que também criou um hotsite para resolver rapidamente eventuais conflitos de consumo.
O site Procon na Copa estará hospedado no portal da entidade e entrará no ar logo no início de junho para atender às demandas de atrasos de voos, bagagens extraviadas, problemas com transporte terrestre, queixas sobre hospedagem, alimentação ou telefonia, dúvidas com segurança e operações bancárias, e demais imprevistos com agilidade.
Lá o turista terá à disposição formulários específicos para a solução de cada demanda, onde poderá pontuar os problemas. A ferramenta terá ainda informações sobre os direitos do consumidor, aeroportos, aluguéis, segurança e telefones úteis, além de cartilhas trilíngues resumidas, tutoriais e aplicativos de celular.