O 33º Ranking Abras 2010, divulgado pela Abras – Associação Brasileira de Supermercados, aponta que o faturamento do setor em 2009 alcançou R$ 177 bilhões. Em 2009, o número de lojas chegou a 78.311, aumento de 3,4% em relação a 2008, com 899.754 funcionários, crescimento de 2,6%. O lucro líquido médio, em 2009, ficou em 2,23% sobre o faturamento – o maior da série histórica que começou em 1999.
No ano passado, a concentração de mercado no setor supermercadista apresentou ligeiro crescimento. As três maiores redes supermercadistas do Brasil representam 40% do faturamento do setor – aumento de dois pontos percentuais em relação a 2008. As cinco maiores empresas tiveram uma participação de mercado de 43%. Já as dez maiores têm 48% de mercado – dois pontos percentuais a mais do que no ano anterior.
Quanto aos meios de pagamentos, os cartões de crédito representam 34,6% do faturamento, assim divididos: cartões de crédito de terceiros (25,2%) e cartões de crédito próprios (9,4%). Já o cartão de débito apresentou queda de 5,6 pontos percentuais e agora representa 11,9%, contra 17,5% em 2008. A modalidade dinheiro continua sendo a mais utilizada, com 39,8%.
A novidade do Ranking de 2010 é a mensuração do quanto outras atividades representam no faturamento das empresas supermercadistas. De acordo com a pesquisa, do faturamento total das empresas do setor, 82% provêm de supermercados, 14% da venda no atacado, 3% da comercialização de combustíveis e 1% do canal farmácias.
Primeiro trimestre
As vendas reais do setor supermercadista em março de 2010 cresceram 10,42%, em relação a março de 2009, de acordo com o Índice Nacional de Vendas, divulgado mensalmente pela Abras. Em comparação a fevereiro de 2010, houve alta de 10,16%. No acumulado do primeiro trimestre, em comparação ao mesmo período do ano passado, a alta chega a 8,61%. Esses índices já foram deflacionados pelo IPCA do IBGE.
As vendas reais do setor supermercadista em março de 2010 cresceram 10,42%, em relação a março de 2009, de acordo com o Índice Nacional de Vendas, divulgado mensalmente pela Abras. Em comparação a fevereiro de 2010, houve alta de 10,16%. No acumulado do primeiro trimestre, em comparação ao mesmo período do ano passado, a alta chega a 8,61%. Esses índices já foram deflacionados pelo IPCA do IBGE.
Em valores nominais, o Índice de Vendas da Abras de março apresentou aumento de 16,12% em relação a março de 2009 e alta de 10,74% sobre fevereiro de 2010. Já o acumulado do trimestre ficou em 13,90%. “O mês de março contou com o período de Páscoa, o que contribui para esse aumento expressivo no faturamento do setor. De qualquer maneira, como o acumulado de 8,61% no primeiro trimestre mostra claramente, mantemos a tendência de forte aumento nas vendas do setor supermercadista”, esclarece Sussumu Honda, presidente da Abras.