V3rso combina automação e IA no setor hoteleiro de luxo

O projeto, que tem sua inauguração prevista para o  final de 2024, apresenta um novo conceito de tech boutique hotel

O V3rso, mais recente empreendimento do grupo Emiliano, anunciou a inauguração do conceito de tech boutique hotel. “A proposta representa uma experiência imersiva, sendo o primeiro hotel do Brasil a oferecer um sistema de automação alimentado por Inteligência artificial, ajustando-se de forma contínua às preferências individuais de cada hóspede”, explicou Gustavo Filgueiras, CEO do Grupo Emiliano e idealizador do projeto.

Para isso, o empreendimento conta com o know-how da Thoughtworks, consultoria global de tecnologia, para o desenvolvimento de uma plataforma que integra o aplicativo com todos os dispositivos inteligentes do empreendimento. “Esse modelo irá estender a experiência que as clientes têm no ambiente físico para o digital, garantindo uma jornada personalizada contínua e integrada, além de reduzir significantemente possíveis gaps de informações que podem existir entre os dois ambientes. Essa abordagem utilizada pela consultoria reflete a estratégia emergente de figital, que busca fundir o físico e o digital para aprimorar a jornada do cliente”, detalhou  João Lucas Santana, diretor de tecnologia da Thoughtworks Latam”.

Além da combinação da inteligência artificial com internet das coisas, o projeto faz uso de tendências que estão redefinindo a experiência de automação nos lares brasileiros, como controles automáticos baseados em contextos, simplicidade de uso, harmonia com o ambiente arquitetônico, acesso remoto e integrabilidade.

A plataforma que guia a jornada do hóspede nos hotéis identifica seus hábitos e gostos. Assim, toda vez que utilizar qualquer hotel V3rso, o sistema, por meio de IA, começa a aprimorar o funcionamento e o hóspede não precisará se lembrar de regular a temperatura do quarto ou mexer nos interruptores para que a iluminação esteja a seu gosto. Desta forma, é possível garantir a personalização da experiência, conectando toda a jornada do cliente, desde o check-in e comodidades do empreendimento, como escolhas do café da manhã, até recomendações feitas pelo concierge.

Experiência integrada

“A integração entre elementos físicos e digitais para aprimorar a experiência de clientes já é uma tendência, e essa parceria representa um passo significativo nessa direção, oferecendo uma experiência integrada que se estende desde o momento da reserva até o pós-hospedagem, com foco em atender às expectativas cada vez mais exigentes de clientes de luxo”, afirmou João Lucas.

Essa personalização por meio de IA é esperada pelos clientes, como indica a pesquisa “IA Generativa: O que os consumidores desejam”, realizada pela Thoughtworks com consumidores de 10 países, incluindo o Brasil, que está em segundo lugar no ranking dos mais otimistas com o avanço dessa tecnologia. Enquanto 67% dos brasileiros entrevistados estão mais propensos a comprar de uma empresa que usa IA Generativa, 95% também acreditam que as marcas poderiam utilizar a tecnologia para serem mais inovadoras.

“A combinação da automação residencial com a inteligência artificial cria um cenário de personalização inédito para a hotelaria, que é o que iremos alcançar com V3rso”, afirma Filgueiras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima