Possuindo a principal plataforma de mensageria do mundo, era uma questão de tempo que a Meta visse nisso uma oportunidade para se inserir no mercado financeiro
Autor: Willian Domingues
Todas as instituições estão buscando freneticamente uma forma de liderar os pagamentos digitais. Todos sabem que uma conversão forte nesse sentido está a caminho. O mercado certamente vai se concentrar em poucos players e vejo uma luta sendo travada.
A era dos Bancos Digitais
Entretanto, na minha visão, estamos finalizando a segunda onda quando falamos de bancos digitais ou instituições de pagamentos, abrindo caminho para novas possibilidades.
O futuro dos pagamentos P2P e P2M
Em vista disso, a terceira onda desse cenário será marcada pela busca por plataformas ou aplicações que consigam achar soluções para as transações peer-to-peer (P2P) e peer-to-merchant (P2M). A questão é que nessa luta de titãs, algumas empresas que não eram vistas totalmente como pertencentes ao mercado financeiro entraram nessa briga, e entre elas está a Apple e a Meta. Hoje quero escrever sobre a Meta e como ela pode influenciar não só a comunicação global, como já faz, como também influenciar o fluxo do dinheiro digital global.
Meta e WhatsApp: novos jogadores no mercado financeiro
A Meta decidiu que o WhatsApp será sua plataforma para resolver os pagamentos P2P e P2M. O WhatsApp tem uma vantagem competitiva inegável, especialmente quando falamos de mercados em desenvolvimento. Regiões em que a velocidade de internet é um problema, plataformas mais complexas possuem uma barreira de entrada enorme. As regiões em que a banda de internet representa obstáculos, o aplicativo tem conseguido um forte vínculo com os usuários.
Com essa interface simples e eficiente que encurta caminhos, não demanda treinamento, está 24 horas ativa e consegue evoluir na experiência do usuário, o WhatsApp mostra-se pronto para um novo desafio. No momento em que o WhatsApp se tornou a principal plataforma de mensageria do mundo, era uma questão de tempo que a Meta visse isso como uma oportunidade de adentrar ao mercado financeiro.
O papel do WhatsApp nos mercados em desenvolvimento
Se voltarmos nosso olhar para o cenário global, veremos que, na Ásia, especialmente na Índia, esse movimento começou em 2020 e vem crescendo muito desde então. Em maio de 2023, a plataforma Stripe passou a aceitar o pagamento através do WhatsApp. Ainda na Ásia, o WhatsApp está fazendo movimentos significativos, especialmente na Indonésia e Cingapura. Especialmente sobre a Índia, o WhatsApp se juntou à revolução indiana de pagamentos já em 2018.
Similarmente, na África, desde março de 2023, a ClickaTell lançou a plataforma Chat2Pay, permitindo que clientes da TeleKom realizem pagamentos através do WhatsApp. E na América Latina o movimento é muito semelhante a Ásia e África. O próprio Banco Central autorizou testes com o WhatsApp Pay em agosto de 2020 e em 2023, novamente o Banco Central autorizou o pagamento para negócios. Dando continuidade a essa tendência, a Meta já anunciou que planeja integrar seus serviços de pagamento com o PIX, permitindo que os usuários transfiram dinheiro sem abrir as aplicações bancárias.
WhatsApp e a democratização do sistema financeiro
O que realmente diferencia o WhatsApp em sua jornada para transformar a economia digital é a maneira como ele tem abraçado a inclusão financeira. Ao apresentar transações P2P e P2M, o WhatsApp está não apenas tornando as transações financeiras mais acessíveis, mas também está dando um passo significativo em direção à democratização do sistema financeiro.
Desafios à frente para a Meta e o WhatsApp
Mas engana-se quem achar que tudo serão flores no caminho da Meta. Questões de segurança, privacidade e conformidade regulatória são preocupações válidas que precisam ser cuidadosamente consideradas à medida que o WhatsApp continua a desenvolver suas soluções de pagamento.
O domínio das soluções de pagamentos é um ponto importante rumo à digitalização da economia e novos players estão de olho nisso. Empresas que levaram anos para ter bases de usuários, agora pensam em como ser um Banco Digital. O principal ativo e mais difícil, muitas delas já conseguiram, que é ter engajamento e usuários em suas bases.
A batalha ainda não tem um vencedor, mas pode ter em breve. Por enquanto, o mapa dos pagamentos digitais fica mudando constantemente.
Willian Domingues é CIO na Paschoalotto.