Vai uma ajudinha aí?

Localizar o cliente devedor, realizar uma cobrança assertiva e manter um bom relacionamento com ele. Esses são os principais objetivos de qualquer empresa de cobrança. No entanto, o desafio é manter umaa base de dados atualizada que facilite todo esse processo. Nesse sentido, a tecnologia tem sido uma grande aliada. Tanto que atualmente nota-se uma tendência crescente no investimento em atualização e aquisição de novos dados, principalmente pelas vantagens que oferece, segundo Claudio Pasqualin, diretor de produtos e desenvolvimento de negócios da TransUnion. “Há a percepção por parte das empresas de que, munidas dos dados corretos, as campanhas são mais efetivas, há diminuição de custo com operador e com as ferramentas envolvidas no processo de cobrança, principalmente pelas vantagens que oferece”, diz.
Tamanha importância se deve porque nesse mercado, a credibilidade, consistência e disponibilidade dos dados são critérios fundamentais para garantir, principalmente, a adequação dos dados às necessidades dos clientes, na avaliação de Marcio Cervi, diretor de operações da Assesso Engenharia de Sistemas. “Este é um setor que demanda fortemente a consolidação de dados de diversas fontes, sejam elas internas das próprias empresas ou bureaus de informações de crédito, o que as leva a investir em ferramentas eficazes de consolidação”, afirma.
Esclarecido que saber o paradeiro do cliente é essencial, Francisco Pereira, CEO da Agyx Cobranças, afirma que manter a base de dados atualizada é cada vez mais importante. Para ele, o investimento em novas ferramentas é fundamental para aquisição de maiores resultados e para um bom índice e recuperação. “Informações mais eficazes na localização de devedores facilitam o desempenho de negociadores e a solução da cobrança, mesmo que não tenhamos um desfecho favorável, com relação ao recebimento, há a certeza de que os melhores métodos foram utilizados para conclusão do processo”, esclarece.
Além disso, muito mais que somente recuperar dívidas, as empresas entendem cada vez mais a realidade de criar um bom relacionamento com o cliente. Segundo Fernando Cosenza, diretor de sustentabilidade da Boa Vista Serviços, essas companhias estão convencidas de que é preciso colaborar para que o consumidor use o crédito de forma cada vez mais equilibrada. “É o que na Boa Vista SCPC chamamos de sustentabilidade do crédito. Nesse sentido, as empresas, para atender a essa necessidade de mercado, vêm direcionando esforços para melhorar a estrutura de base de dados, com a utilização de ferramentas de análise de propensão, segmentação de perfis e ferramentas de acionamento mais indicado para cada perfil de cliente”, comenta. Para o executivo, as novas soluções também trazem muitos benefícios no que diz respeito aos custos da empresa. “As margens de remuneração estão se estreitando cada vez mais e o grau de exigência de resultado também. Por isso as soluções estão cada vez mais avançadas, permitindo ´fazer mais com menos´”, explica.
No entanto, na opinião de Fabio Ribeiro, sócio diretor da Mktec, apesar de ser essencial ter uma base de dados bem estruturada, as empresas do setor investem menos do que deveriam. “As empresas de cobrança tem muito foco na operação e pouco tempo disponível para cuidar de inteligência. A ferramenta não funciona sozinha. Bombril só existe um! Ferramenta precisa de metodologia e profissionais focados e que entendam do ambiente de negócios e do ambiente analítico”, avalia.

E na sua opinião, qual o principal ganho que uma base de dados bem estruturada traz para as empresas de cobrança? Deixe a sua opinião na enquete do portal Portal Crédito e Cobrança.

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