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Convergência nas vendas



Sair do modelo de venda dividida por linhas de produtos e transformar a força comercial da empresa em um time de vendas, no qual todos os executivos estejam aptos a vender o portfólio completo de produtos. Essa é a meta final da reestruturação da Sonda Procwork. O cliente também tem posição fundamental nessa estrutura diferenciada: novas opções de integração de soluções passaram a ser oferecidas e a comunicação com a companhia foi facilitada.

Com a unificação das áreas de delivery, ofertas de serviço e uma padronização com as demais ofertas que a empresa tem nos outros países da AL, Carlos Henrique Testolini, CEO da Sonda Procwork, acredita que o atendimento ao mercado ficará mais fácil. “Para o cliente, era muito difícil trabalhar conosco no modelo antigo, no qual ele tinha de falar com seis ou sete áreas aqui dentro. Essa mudança vai beneficiar muito os clientes”. Hoje a empresa possui na área de delivery um único interlocutor, que atende o cliente em cada uma das necessidades que ele possui ao longo do tempo. A área de vendas também foi reestruturada e passa a atender os clientes com um único representante. “Isso casa com a nossa necessidade e com a tendência – percebida em todos os nossos clientes – de expandir o relacionamento para contratos de longo prazo”, conta Testolini.

Entre as mudanças – que já vem acontecendo desde o momento em que a Procwork, do Brasil, se juntou com a Sonda, da América Latina – estão as contratações de José Ruy Antunes, ex-presidente da SAP no Brasil, que irá assumir a vice-presidência de vendas, e Ricardo Barone, novo diretor de soluções de TI, que irá integrar as atividades de outsourcing, infraestrutura e serviços profissionais às ofertas voltadas para os mercados regional e internacional.

Responsável pela reformulação comercial da Sonda Procwork, Antunes impulsionou significativamente a relação da empresa com os clientes. Unindo esta estratégia à expansão do leque de produtos, hoje, o modelo atende a todas as demandas de TI das organizações de ponta a ponta, conceito chamado One Stop Shop. “Esse conceito é justamente a visão externa do que nós colocamos como full solution provider, ou sistema integrator. Do ponto de vista do cliente, o conceito é uma loja onde ele encontre todas as suas necessidades”, explica o CEO da Sonda Procwork.

Para suportar a mudança ocorrida na linha de frente, as áreas de serviços também foram estruturadas para corresponder ao modelo de oferta integrada de produtos e ainda ter a missão de detectar as necessidades do cliente. Encontradas basicamente em duas áreas, a Sonda Procwork tem uma área de serviços de tecnologia, que é a informática tradicional, e outra de consultoria e implementação de aplicativos de mercado, como é o caso do SAP.

Sobre o futuro, Testolini afirma que o plano mais forte que a empresa possui, em termos de mudança, é uma integração das melhores práticas da América Latina. “Nesse momento, estamos trabalhando fortemente para obter uma sinergia entre os produtos que temos em outros países com os do Brasil, e vice-versa”. Um exemplo é a prática SAP que a Sonda Procwork está levando para outros países onde a empresa não desenvolvia essa tecnologia.

 

 

Tecnologia para todos

Estudo sobre TIC Domicílios mostra o crescimento de usuários de internet e telefonia móvel

A pesquisa anunciada pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, o NIC.br, mostrou que, de forma geral, continua em todo o País o avanço das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Conduzido pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação, o CETIC.br, o levantamento traz ainda uma importante novidade: o mapeamento da área rural do País.

De 2005 para 2008, o crescimento do computador, na área urbana, passou de 17% (2005) para 28% (2008), enquanto no campo esse dado cai para 8%. Com relação ao acesso à internet, 20% dos lares na área urbana estão conectados à rede, já na zona rural está presente em 4% dos domicílios. “Esse crescimento se deu pela redução do preço do computador ao longo do tempo, porém, a principal barreira ainda é o custo. É interessante observar que ele cresce a uma taxa maior do que a taxa de crescimento da internet, ou seja, nem todos que têm computador possuem acesso à rede”, explica Alexandre Barbosa, gerente do CETIC.br. Na área rural, um dos principais motivos para o baixo acesso é a falta de disponibilidade de infraestrutura na região.

Com relação ao uso da telefonia móvel, na área urbana, ela representa 76% dos usuários, enquanto na rural não ultrapassa 52%. Apesar da grande diferença, o declínio do telefone fixo desde 2005 até 2008 é bastante significativo, tendo no aumento dos celulares seu motivo principal.

 

 

Nortel inaugura nova sede

Objetivo é dar continuidade aos planos de expansão da operação no Brasil

Seguindo plano de expansão no mercado corporativo brasileiro, a Nortel Brasil anunciou a inauguração da nova sede em São Paulo. O espaço, localizado no bairro de Pinheiros, está preparado para receber os colaboradores antes sediados na Zona Sul da capital e interior paulista. “Nossa meta é proporcionar aos clientes e parceiros as melhores soluções e serviços por meio de instalações equipadas, aproveitando a produtividade e eficiência que as comunicações unificadas permitem”, afirma Carlos Brito, presidente da Nortel Brasil. Planejada para acomodar toda a equipe, com um desenho que permite a articulação das diferentes áreas e pessoal, a nova sede concentra a operação em uma única planta, facilitando a comunicação e integração dos públicos interno e externo.

Para 2009, a empresa pretende aumentar sua capilaridade por meio de parcerias e investimentos em canais alternativos. Com a operação dividida em três diferentes andares, a nova sede também conta com um Centro de Treinamento para capacitação de clientes, parceiros e colaboradores da empresa. “Os clientes que quiserem conhecer mais os produtos da Nortel terão agora a oportunidade de testá-los, já que disponibilizaremos o Centro também para esse fim”, conclui.

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