Ciente da importância do relacionamento com cliente como diferencial competitivo, o mercado vem cada vez mais investindo na melhoria dos serviços, indo além de um bom atendimento. Isso pode ser confirmado não apenas pelo crescimento da atividade, ficando acima do PIB brasileiro, como também na excelência das suas práticas, como prova a sétima edição do Prêmio Nacional de Telesserviços. Realizada em novembro, no HSBC Brasil, em São Paulo, a festa de entrega dos troféus mostrou mais uma vez a evolução do setor, ao reconhecer um total de 60 cases de 24 empresas. “O prêmio vem novamente para destacar um dos setores mais importantes da economia brasileira, que oferece soluções inovadoras e práticas para o consumidor. Por dia, as empresas de telesserviços realizam 17 milhões de atendimentos, o que soma mais de seis bilhões atendimentos por ano”, afirmou Hélio Costa, jornalista, ex-ministro das Comunicações e presidente do Conselho de Ética e de Auto-Regulamentação da ABT, durante a solenidade de abertura, destacando ainda o lado social, já que é um dos maiores empregadores e contribui com a inclusão social de jovens e mulheres no mercado de trabalho.
Os grandes vencedores da noite de premiação da Associação Brasileira de Telesserviços foram a Algar Tech, com 12 troféus, sendo quatro de Destaque, e a Atento, também com 12, sendo um de Destaque. Com o tema “A inspiração para vencer está na magia de um bom relacionamento”, essa edição teve ainda como vencedores as empresas: ABS Brasil, Alert Brasil, Almaviva do Brasil, Banco Bradesco, Bradesco Cartões, BrasilCenter, Oi – BT Call Center, Call Contact Center, Callink, CEG – Gás Natural Fenosa, Contax, Comunix, Flex Contact Center, Gol Linhas Aéreas, Grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfre, Home Agent, Konecta, Net, Netshoes, Oi,Tivit e Voxage. “Essa sétima edição mais uma vez confirma o objetivo da premiação, que é valorizar os relacionamentos de sucesso entre as empresas e seus clientes e consumidores, ao coroarmos o que de melhor vem sendo feito na atividade”, destacou Carlos Umberto Allegretti, coordenador geral do prêmio e diretor executivo da ABT, Associação Brasileira de Telesserviços, entidade responsável pela realização do Prêmio Nacional de Telesserviços.
Para se chegar ao resultado final, quarenta e dois profissionais de diferentes áreas do setor e do mercado, convidados a formar o Corpo de Jurados, avaliaram os cases inscritos – durante os dias 6, 7 e 8 de outubro, nas dependências da ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing, parceira há três anos. Todo o processo de julgamento dos cases foi acompanhado pelo sétimo ano consecutivo pela Ernest & Young Auditores Independentes.
As homenagens esse ano foram feitas para Rafael Valle Vernaschi, defensor público geral da Defensoria Pública de São Paulo, e Jarbas Nogueira, presidente do Sinditelesserviços e ex-presidente da ABT – Associação Brasileira de Telesserviços. Também foi entregue o troféu “Melhor Campanha Publicitária na Revista ClienteSA” para a Interactive Intelligence. A escolha foi feita após a avaliação dos anúncios publicados no período de outubro de 2013 a junho de 2014 por profissionais da área de publicidade. Já o grupo teatral Brasilis Playback Theatre recebeu troféu na “Categoria Mídia – Teatro Corporativo”, pelo conjunto de trabalhos realizados junto às equipes das empresas, utilizando encenações e improvisos motivacionais. Houve ainda a premiação do Melhor Profissional do Ano, que foi para Rodrigo Barbosa da Silva, colaborador da Call Contact Center. O troféu reconhece funcionários, independente do setor e do cargo, que tenham contribuído positivamente no alcance da satisfação, lealdade e estabilidade dos resultados dentro e fora da empresa.
CORRIDA PELO LATAM
A comemoração ainda foi em dobro para as dez empresas que receberem o troféu Destaque, entregue aos cases que obtiveram a melhor média, em cada um dos setores/categorias, apontada pelos membros do Júri. Isso porque garantiram também o direito de participar do 4º Prêmio Latam, que será realizado no Brasil, em 2015. Agora, elas irão concorrer com empresas argentinas, colombianas e mexicanas, que venceram as respectivas premiações nacionais. O prêmio internacional de reconhecimento das melhores práticas do mercado foi criada pela Aloic, Alianza Latinoamericana de Organizaciones para la Interacción con Clientes, entidade formada pela ClienteSA (Brasil), Clienting Group (Argentina), Associação Colombiana de Contact Center (Colômbia) e Instituto Mexicano de Telesserviços (México). Realizado anualmente, ele reconhece as melhores práticas em relacionamento com cliente dos países-membro. Os cases são avaliados por um Corpo de Jurados, formado por especialistas do setor dos quatro países. As empresas brasileiras pré-classificadas para participarem são as vencedoras do Prêmio CIC Brasil e as que recebem o troféu de Destaque do Ano no Prêmio Nacional de Teleserviços, da ABT.