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“As empresas precisam entender como as mídias sociais funcionam, depois monitorá-las e iniciar um relacionamento dentro de algumas redes que sejam pertinentes ao seu negócio”, afirma Sandra Turchi, especialista em Marketing Digital e superintendente de Marketing da ACSP – Associação Comercial de São Paulo. Turchi reforça que “o potencial das redes sociais é imenso” e é possível afirmar ainda que o ponto principal buscado pelas empresas é aprofundar o relacionamento com o cliente, fazendo com que ele exponha sua opinião de forma direta e acessível.

Identificando essa tendência, a Cia Athletica – rede de academias presente em seis estados brasileiros, com 33 mil associados – decidiu estender as comemorações de seus 25 anos para as mídias sociais. Após desenvolver um trabalho conjunto com a agência de publicidade DM9DDB, em que foi criada a campanha Linha da Vida, a criação de um hotsite interativo – www.ciaathletica.com.br/linhadavida – foi coordenada pela Focusnetworks, agência de social business que busca integrar marcas às soluções virtuais disponíveis.

A campanha tem como foco central “levar a experiência do exercício” até a casa dos clientes da academia, explica Marcos Nisti, diretor de Marketing e Vendas da Cia Athletica. “Ao entrar no hotsite e fazer sua própria linha da vida, o internauta pode enxergar também a maneira de pensar da academia”. Rafael Kiso, diretor de Marketing da Focusnetworks, conta que o processo de transformação da campanha Linha da Vida a partir da mídia impressa visou massificar a reflexão para uma ação on-line. “Dessa forma nós montamos o planejamento usando o conceito de efeito de rede. O participante pode criar a sua linha da vida, contando os fatos mais marcantes e, o mais importante, compartilhando isso com seus amigos e familiares”.
Kiso acrescenta que para a sustentação da ação, foi criado também um concurso no qual o cliente participante poderá ganhar prêmios. “Ela foi baseada no conceito de viralização, ou seja, o participante deve usar o Twitter, o Facebook, e o e-mail, entre outras redes, para divulgar a sua linha da vida. É preciso ganhar visualizações para chegar ao final da promoção”, destaca.

Como parte da ação, a Focusnetworks mantém uma equipe de planejamento digital que possui acesso aos dados de comportamento dos participantes, além de analisar a repercussão da campanha. “Os consumidores estão falando on-line, em blogs, microblogs e comunidades. O que a empresa tem que decidir é se quer ou não participar desse diálogo”, pondera Kiso. “Quando uma empresa faz isso bem, ganha vantagem competitiva, pois constrói um novo capital estratégico por meio da co-criação de valores com os clientes”, acrescenta.

“A comunicação, hoje em dia, é sinônimo de interação”, diz Marcos Nisti, avaliando que dentro do mercado de fitness, a Cia Athletica inova ao utilizar as ferramentas das redes sociais e, hoje, apresenta um índice de 75% de retenção de clientes. Nisti também lembra que a Cia não possui um único SAC, mas em cada unidade, das 13 que possui atualmente, é feita uma adequação às diferentes características dos clientes.
A parceria entre a Cia e a Focusnetworks ocorre desde 2005, período em que a agência vem desenvolvendo ferramentas digitais para a empresa, como o site, o blog do Instituto Cia Athletica, o gerenciamento do perfil da academia no Twitter, e a comunidade GenteCia – canal de relacionamento entre clientes e colaboradores. “As empresas que trabalham o relacionamento através das mídias sociais ganham maior credibilidade, pois mais consumidores vão falar da marca, o que tem um peso extremamente maior do que a marca falar dela mesma através de publicidade”, finaliza Kiso.

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