A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou que os atendimentos prestados pelo telefone 0800 33 2001 estarão suspensos temporariamente a partir do próximo dia 26 de agosto, em face das limitações orçamentárias, apesar dos esforços da Agência para que não houvesse descontinuidade do serviço. A Agência está tomando as providências cabíveis para que o período de interrupção seja o menor possível.
A Anatel havia se antecipado ao término do contrato atual, realizando o processo licitatório para a contratação de uma empresa para prestação de serviço de atendimento aos usuários de serviços de telecomunicações no País, com o objetivo de dar continuidade e, ainda, aprimorar os serviços prestados aos usuários. No entanto, a contratação não se efetivou devido ao contingenciamento. O orçamento previsto da Anatel em 2005, excluída a folha de pessoal, era cerca de R$ 377 milhões de reais. Desses, apenas R$ 130 milhões foram liberados até o momento, comprometendo a Central de Atendimento.
Para minimizar os impactos aos usuários, durante a suspensão os atendimentos serão prestados pela internet, por fax, por carta ou pessoalmente nas Salas do Cidadão localizadas nos escritórios estaduais da Agência.