Ari Andrade, fundador da Mundo Animal Lanchonete Temática

A importância de “pensar fora da caixa” na criação de um negócio  

Entender o que se está buscando promover através da abertura do negócio é indispensável

Autor: Ari Andrade  

Criar um novo negócio, em meio a tantos empreendimentos diferentes hoje em dia, exige “pensar fora da caixa”. Inaugurar uma loja ou restaurante é mais do que apenas vender roupa, produto, lanche ou prato específico de boa qualidade, essa é a obrigação de qualquer empreendedor. Atualmente, é preciso se destacar, sempre respeitando a concorrência e clientes, é claro, mas também apresentar o seu diferencial para sobreviver ao mercado.   

Quando falamos sobre essa importância de “se destacar” muitas pessoas confundem com altos investimentos e utilização de muitos recursos na criação do negócio. Na verdade, não é necessário investir muito dinheiro, mas é preciso sim, ter criatividade e saber aproveitar o que você tem para fazer diferente.   

Seja inovando a partir de um cardápio mais divertido e interativo, ou decorando o ambiente, mesmo que de forma simples, com base no seu público-alvo. Apresente aos clientes mais do que eles esperam, busque oferecer experiências além de produtos e isso fará com que ele retorne ao estabelecimento.   

Em um restaurante, uma pequena comemoração para os aniversariantes presentes já pode ser um “algo a mais”, a iluminação em determinados momentos ou até mesmo uma mudança pequena na decoração para celebrar datas comemorativas, como o Carnaval ou Dia dos Namorados, se torna um fator importante na busca por se destacar. Em uma loja, o cuidado na entrega dos produtos, um brinde ou um atendimento personalizado para os clientes, com certeza serão cativantes.  

Fazer essas coisas não precisa custar caro, o importante é começar. Até mesmo buscando doações ou itens de preço baixo, mas que possam fazer a diferença no ambiente. O empreendedor nato sabe utilizar cada pequena peça a seu favor.   

Entender o que se está buscando promover através da abertura do negócio é indispensável. Se é um ambiente familiar ou voltado principalmente para crianças, busque passar uma imagem alegre, divertida e apresentar itens que irão diminuir ou sanar as dores desse público. Isso pode ser feito com um espaço kids, personagens ou brincadeiras especiais que envolvam toda a família. É muito mais do que só vender um lanche. As pessoas não buscam mais só comprar algo e sim tudo o que envolve esse momento.   

Percebemos isso principalmente na pandemia, mas enfrentamos períodos difíceis na economia até hoje. Não são só flores, por isso, o trabalho e aprimoramento não podem parar depois da inauguração. Todo empreendedor deve seguir em constante evolução, buscando entender o mercado para se atualizar sempre que necessário e apresentar inovações para o seu público. Como dizem, enquanto uns estão chorando, outros estão vendendo lenço e o empreendedor que quer ter um negócio de sucesso deve sempre tentar vender o lenço.

Ari Andrade é fundador da Mundo Animal Lanchonete Temática.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima