Autora: Fátima Bana
Para não deixar de falar de marketing online aplicado no e-commerce, volto a falar do crescimento do mercado online por aqui. Em recente entrevista, a gigante P&G admitiu que já investe 1/4 do seu orçamento de mídia na área digital. Tudo isso porque mapearam o cliente no comércio eletrônico e o canal já mostra o dobro de ROI que todos os outros em relação às outras mídias.
As empresas ainda optam por usar o meio digital para baixar seus custos de publicidade sem perder mercado, porém, com a facilidade do meio digital para conhecer o cliente e criar campanhas com foco específico, cada vez mais esse é o canal “menina dos olhos” dos grandes executivos.
Podemos ver que as grandes do mercado de cosméticos, por exemplo, mesmo nacionais, antes líderes no porta a porta, começam a apostar no comércio eletrônico. É público que teremos investimentos milionários em tecnologia, e qual a razão disso? Conhecer o cliente – a indústria antes não sabia para quem vendia, hoje estão cada vez mais focadas em saber para quem estão produzindo e o que devem produzir para esse cliente. Só a Internet pode trazer esse juízo de valor.
Sabemos que as empresas estão cada vez mais conseguindo um grande retorno pelo que pagam no digital e a conta está fechando, pois nós, do marketing online, temos um grande aliado que é a mensuração. Nós conseguimos mensurar tudo que fazemos e provar para onde foi cada real gasto em mídia.
E o melhor de tudo: cada vez mais a mídia digital influencia a compra no mercado offline. Já sabemos que mesmo a publicidade online, se baseada quase que em totalidade em custo por clique, influencia a compra offline, como muitos estudos já mostraram.
Meus amigos, podemos garantir que estamos cada vez mais próximos dentro do marketing da integração total de canais, os bons profissionais do mercado estão cada vez mais assertivos e próximos do que chamamos de atuação 360º, afinal nada é mais 360º que o consumidor.
Fátima Bana é mestre em comportamento digital do consumidor pela UCLA/USA.