Burger King terá totens sustentáveis para autoatendimento

Fruto da reciclagem de garrafas pet, equipamento faz parte das iniciativas alinhadas com os compromissos de sustentabilidade da Zamp

A Zamp, master franqueada das redes Burger King e Popeyes no Brasil, anunciou a implantação de totens sustentáveis nos restaurantes Burger King no País. A fase inicial de implantação prevê cerca de 350 equipamentos nos estabelecimentos da marca, responsáveis pela reciclagem de mais de 70 mil garrafas pet utilizadas na fabricação dos totens. “A iniciativa está alinhada ao compromisso de ESG assumido em 2021 pela companhia, de garantir que 100% dos novos equipamentos ou substituições utilizem tecnologias ecologicamente eficientes”, afirmou Fabio Alves, vice-presidente de desenvolvimento da Zamp.

Conforme assegura o executivo, a linha de autoatendimento sustentável, chamada de Ecokiosk, é a primeira do tipo instalada em uma rede de fast food nacional com presença global. “Com a instalação dos primeiros totens sustentáveis, todos os novos restaurantes ou substituições em lojas reformadas daqui para frente irão oferecer esse novo modelo. A expectativa é que os totens tradicionais de lojas de ambas as redes possam receber um retrofit para se tornarem sustentáveis nos próximos anos”.

Produzido pela empresa parceira Videosoft, o totem ecofriendly recebeu certificações de sustentabilidade como o Selo Verde, do ICMBio, a certificação do Pacto Global da ONU e o certificado MOSS de redução de CO².  A Videosoft é responsável pelos totens dos restaurantes Burger King e Popeyes desde o início da implantação, em 2017.  

“Estamos evoluindo na transformação digital das nossas lojas e isso é muito importante e estratégico. Mas, todos os nossos movimentos precisam ser planejados e pensados considerando a sustentabilidade de longo prazo das nossas ações. A instalação de totens sustentáveis é uma dessas iniciativas em tecnologia, por meio da qual também queremos minimizar nosso impacto ao meio ambiente, reduzindo as emissões de carbono e outros gases poluentes com a fabricação do equipamento. É a tecnologia aliada a sustentabilidade”, ressaltou Fabio.

Em cada totem, será disponibilizado um QR Code, por meio do qual será possível saber mais sobre a iniciativa. Os equipamentos são feitos de um composto de materiais reciclados, validados por laboratório credenciado pelo Inmetro, onde foram testados resistência, durabilidade, inflamabilidade, e deformação com as diferenças de temperatura. Além disso, a fabricação de um totem sustentável tem 95% de redução de aço em relação ao totem tradicional. Atualmente, esse tipo de equipamento é utilizado em grandes varejistas, em setores como moda e educação.

A linha EcoKiosk foi desenvolvida com o propósito de diminuir o impacto ao meio ambiente e ajudar na preservação dos recursos naturais, sem perder o foco na agilidade do atendimento. “Nosso propósito sempre foi oferecer ferramentas inovadoras, que facilitem a rotina de milhares de pessoas, olhando para frente, para o futuro, inclusive do planeta”, fala o CEO da Videosoft, Israel Martins Saito. “Em todo o processo de fabricação do Ecokiosk, conseguimos reduzir a emissão de CO₂ e diminuir a energia aplicada em um percentual de 35 a 50%, sem falar na destinação correta dos resíduos no fim do ciclo, priorizando a utilização de materiais reaproveitáveis”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima