Empreendedores reais que são clientes Claro estrelam a nova fase de comunicação do segmento PME, que se apoia em levantamento realizado com mais de um milhão de estabelecimentos, em 41 cidades
A Claro anunciou uma nova plataforma de comunicação da Claro empresas, elaborada em parceria com a agência iD\TBWA e produzida pela Jamute e Paranoid. Tendo como mensagem “mais conexão, mais negócios” e com o objetivo de fortalecer a imagem da marca e reforçar a qualidade dos serviços, a campanha partiu de um estudo de dados públicos e faz uso de uma abordagem B2B2C para mostrar que conexões de qualidade melhoraram a experiência do consumidor final e geraram mais negócios para o PME.
O filme e as peças criadas são estreladas por empreendedores reais que são clientes Claro empresas e bem avaliados por seus consumidores, a partir do levantamento de dados feito pela operadora e pela agência. “A campanha nasceu da necessidade de tangibilizar o nosso mote de “quanto mais conexão, mais negócios” para o pequeno e médio empreendedor, a partir de um ponto de vista que fosse inovador na categoria. Para isso, foi fundamental nos basearmos em dados que comprovassem esse conceito e trouxesse maior identificação com o nosso cliente e seu público, com a intenção de trazer ainda mais relevância e autenticidade para a nossa comunicação”, explicou Ane Lopes, diretora de marketing, branding e comunicação da Claro.
Campanha personalizada
Disponível tanto em mídia off-line, quanto on-line, a campanha é personalizada e conta com conteúdos exclusivos para cada rede, com a intenção de valorizar a linguagem nativa de cada ambiente e também contar a história dos empreendedores com a Claro empresas, por diferentes ângulos. Segundo Ane, “para comprovar que a conectividade da operadora pode trazer melhores resultados aos pequenos e médios empresários, a empresa desenvolveu um projeto de dados inédito, baseado em uma pesquisa que apontou que os estabelecimentos conectados com Claro empresas contratados são, em média, melhor avaliados por seus consumidores, através do Google Meu Negócio, do que seus concorrentes”.
A pesquisa teve uma amostra representativa de mais um milhão de empresas, distribuídas em 41 cidades do país e em 10 categorias de negócios. Entre as categorias analisadas estão: padarias, salões de beleza, restaurantes e lanchonetes, oficinas mecânicas, entre outros. “O levantamento validado estatisticamente, apontou estabelecimentos clientes da Claro empresas com notas médias superiores às de seus concorrentes, no Google Meu Negócio, em avaliações feitas por seus consumidores, onde clientes da Claro empresas são avaliados com uma média de 4,69 estrelas de avaliação nos reviews, enquanto a média de mercado é de 4,57”, assegurou a executiva.
Histórias reais
O cenário digital atual aponta em levantamentos dos últimos anos que 72% dos brasileiros realizam pesquisas on-line antes de concretizar uma compra e 77% confiam em avaliações realizadas na internet para tomar decisões entre diversos negócios, segundo dados da Forecast E-marketer Brasil e da Provokers e Google Brasil. “Entendemos que há uma correlação entre a operadora que atende um PME e sua pontuação média nas avaliações do Google Meu Negócio e, com isso, conseguimos reafirmar o nosso mote de quanto mais conexões, mais negócios e que uma excelente conexão apoia nossos clientes em conquistar melhor reputação das empresas no digital. Isso só reforça a nossa estratégia, que é centrada em oferecer a melhor experiência aos nossos clientes, que são os PMEs, mas sem esquecer que isso reflete diretamente na satisfação do consumidor dessas pequenas e médias empresas”, afirmou Douglas Bego, diretor da Claro empresas.
O projeto de dados batizado “G-Review Dataset”, desenvolvido pelo laboratório de inovação da iD\TBWA, o iDx – Inovação e Design de Experiência -, foi fundamental para identificar a operadora de cada um dos estabelecimentos avaliados, correlacionando essas informações com as avaliações no Google Meu Negócio. Esta plataforma de dados aberta oferece uma visão única e poderosa, capaz de impulsionar estratégias inteligentes de vendas, gestão e suporte ao cliente.
“Quando sugerimos a ativação para a Claro, pensamos desde o primeiro momento em uma ação disruptiva, que fugisse do lugar comum, trazendo histórias reais de empreendedores que são reconhecidos pela satisfação de seus clientes. Por meio do nosso time de inovação e design de experiência da agência, desenvolvemos uma inteligência de dados capaz de mensurar todas as informações de como os empreendedores utilizam os produtos PME da Claro para se comunicar com o consumidor final. Essa iniciativa é muito mais do que uma campanha, é uma solução data-driven desde a concepção até o acompanhamento do sucesso de negócio”, comkplementou Camila M. Costa, CEO e sócia da iD\TBWA.