Luiz Arruda, diretor-executivo de Marketing e Clientes da Porto

Com nova estrutura, Porto Seguro passa a se chamar Porto

Empresa passa a se chamar apenas Porto e irá atuar com três verticais de negócios independentes, de Seguros, Saúde e Bank

A Porto Seguro, que atua há 76 anos nos setores de seguros de automóveis e residenciais do país, anunciou a alteração da marca da holding, passando a ser conhecida agora como Porto.  Além disso, consolida a criação de três verticais de negócios independentes, focadas em diferentes segmentos de mercado. Assim, a gestão dos produtos e serviços oferecidos pela Porto começa a ser feita pelas novas Porto Seguros, Porto Saúde e Porto Seguro Bank.

Roberto Santos, CEO da Porto, explicou que a mudança tem o objetivo de ampliar os horizontes da marca e estreitar relações com o público consumidor. “A Porto sempre esteve na vanguarda e à frente do setor no país. Nos últimos anos, evoluímos para ser muito mais que uma seguradora, nos tornando uma empresa com um grande ecossistema de produtos, serviços e soluções para todos os momentos da vida. Queremos expandir nossos negócios oferecendo experiências fantásticas para as pessoas sem abrir mão da nossa essência”.

De acordo com o executivo, as verticais terão autonomia e agilidade para gerir seus negócios, porém ainda alinhadas aos valores da holding. “Pretendemos atuar de forma mais ampla em temas e segmentos mais diversos. Mas as verticais seguirão conectadas, buscando sinergias em soluções e produtos. Tudo sem perder a qualidade do atendimento e a parceria com os corretores, que fazem parte da nossa identidade”.

Junto com a nova estrutura, a Porto também apresentou seu Relatório de Sustentabilidade 2021, junto com uma nova plataforma de ASG. O documento ressalta as principais conquistas da companhia em suas frentes de atuação social e ambiental. Ele destaca, por exemplo, que 47% dos quilômetros rodados para atendimentos feitos pela Porto em 2021 foram percorridos por modais mais sustentáveis, como bicicleta, frota elétrica ou até mesmo a pé.

Ainda no ano passado, mais de 44 mil pessoas foram impactadas pelos projetos desenvolvidos pelo Instituto Porto Seguro e pela Associação Crescer Sempre. Também foram doados mais de 260 mil itens para mais de 169 mil pessoas, entre os quais testes de Covid, cestas básicas e refeições. “Queremos crescer de forma sustentável e essa plataforma foi criada justamente para darmos mais visibilidade para o que já fazemos e também para os avanços que teremos em termos de ASG em cada segmento”, explica Santos.

A adoção da marca Porto reflete este novo momento da companhia, já que além de oficializar um apelido que a empresa já tinha, também moderniza sua identidade visual e abre espaço para as marcas das verticais de negócios, deixando claras as áreas de atuação de cada uma. “A Porto atinge um novo momento, onde queremos reforçar a evolução e a força da marca no mercado. Estamos olhando para o futuro. Temos uma nova marca, que comunica para fora todas as evoluções que estamos experimentando aqui dentro, com inovação, tecnologia e verticalização para gerar mais autonomia e diversificação dos nossos negócios”, destaca Luiz Arruda, diretor-executivo de Marketing e Clientes da Porto.

A nova marca foi idealizada com apoio das consultorias Porto Rocha, FutureBrand e GUT. A logomarca com traços mais simples e aplicação com diversidade de cores por meio do desmembramento das verticais, visa sinergia com o que a Porto quer aplicar em seus negócios e, principalmente, na relação com os clientes. 

“Estamos de cara nova para mostrar que descomplicamos. A nova marca da holding, o desmembramento em três verticais e a logomarca com traços mais simples são exemplos de que queremos levar as nossas soluções em diversos segmentos da forma mais simplificada possível e deixar claro que buscamos ser cada vez mais um porto seguro para os brasileiros”, destaca Arruda.

Porto Seguros
A Porto Seguros nasce para integrar as soluções de seguros da companhia, que compreende as soluções voltadas aos segmentos Automotivo, Residencial, Empresarial, de Vida e Previdência, entre outros. A unidade pretende ir além da manutenção de liderança da companhia em auto e ramos elementares, atuando para expandir o mercado e servir mais clientes com soluções inovadoras, com olhar para o futuro, aliando conhecimento e tecnologia.

“A vertical, que atingiu R$ 15 bi em prêmios em 2021 e 10 milhões de clientes, combina relevância com rentabilidade destacada e entrega de excelência. E, mesmo com estas conquistas, segue desenvolvendo e transformando, lançando produtos para atender a demandas emergentes, como o seguro Celular e o Bike, que já nascem digitais”, ressaltou Marcelo Picanço, CEO da Porto Seguros.

Porto Saúde
Um dos segmentos que a cada balanço trimestral evidenciava bons resultados e agora se consolida é a vertical saúde. Com crescimento de 28,8% na base de clientes em 2021, acumulando 31,7% de elevação desde 2019, e com oferta de seguro saúde, seguros odontológicos e soluções em saúde ocupacional, a Porto Saúde surge como marca própria e com ampla oportunidade de negócios.

“Neste novo momento, com a criação da vertical Porto Saúde, temos um vasto cenário de oportunidades. Queremos estreitar a relação com os clientes empresariais e oferecer a eles as melhores soluções para sermos parceiros não só em saúde, odontologia e saúde ocupacional, mas em negócios”, destaca Sami Foguel, CEO da Porto Saúde.

Porto Seguro Bank
A partir da nova estrutura de negócios, a Porto também anunciou a criação da Porto Seguro Bank, que consolida os produtos e soluções financeiras da empresa. A vertical nasce com R$ 13 bilhões em ativos de crédito, R$ 3,6 bilhões em receitas e 3,5 milhões de clientes, sendo o líder em fiança locatícia, a segunda maior empresa de consórcio de imóvel e o 8º maior emissor de cartão de crédito do país. A Porto Seguro Bank tem o compromisso de seguir aprimorando o seu portfólio de produtos, oferecendo soluções cada vez mais completas, confiáveis e integradas.

De acordo com o CEO da Porto Seguro Bank, Marcos Loução, a novidade chega com uma ampla oferta de produtos financeiros consolidados. “Agora, estamos unindo toda a solidez e confiança da Porto com a capacidade de inovar e desenvolver novas soluções desta nova estrutura. Isso nos deixa numa posição bastante competitiva para criar soluções para todas as necessidades dos clientes. Criaremos a conta digital, que junto com o cartão de crédito será a porta de entrada para o ecossistema Porto, democratizando o acesso de novos clientes”. A conta digital Porto Seguro Bank estará disponível para quem já possui as soluções financeiras da empresa. Mesmo em fase de testes, ela terá diversas funções e já nasce com o seguro Conta Protegida, que protege os usuários de saques e transferências feitas sob coação.

Para apresentar todas as novidades, a companhia realizou seu primeiro Porto Day, evento transmitido para todos os públicos da companhia e que contou com a participação de Bruno Garfinkel, presidente do Conselho de Administração do Grupo Porto Seguro, Roberto Santos, CEO da Porto, Marcelo Picanço, CEO da Porto Seguros, Marcos Loução, CEO da Porto Seguro Bank, e Sami Foguel, CEO da Porto Saúde.

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