De acordo com a pesquisa Consumidor Móvel 2013 realizada pela Nielsen, 84% dos brasileiros, entre 16 e 64 anos, utilizam algum tipo de celular, sendo 44% aparelhos básicos, 36% smartphones e 21% multimídia. Além disso, 48% da população brasileira tem mais de um aparelho celular. Um dos destaques da pesquisa, realizada em dez países (Brasil, Rússia, Índia, China, Estados Unidos, Reino Unido, Coreia do Sul, Austrália, Turquia e Itália), aponta o Brasil como o que mais acessa as redes sociais por smartphones, com 75% de acesso.
Nem mesmo nos Estados Unidos ou no Reino Unido atinge-se esse percentual, chegando apenas em 63% em ambas localidades. Na Rússia, Índia e China os usuários de smartphones utilizam, respectivamente, 59%, 26% e 62% das redes sociais. “O Brasil já possuía este destaque pela sua expressiva participação nas redes sociais, portanto este efeito foi replicado no mundo móvel, já esta plataforma é para alguns, uma extensão da conexão à internet, e para outros, o seu único ponto de contato com o mundo digital.”, pontua Thiago Moreira, diretor de Telecom da Nielsen.
Entre os países BRICS, a China é a que mais possui smartphones (66%) e a Índia apresenta o menor índice (10%). Na Rússia, o cenário é parecido, com 51%, e na China com 36%. No Brasil, 68% baixam aplicativos de jogos, 67% de redes sociais, 51% de navegação de mapas e pesquisas e 49% de vídeos. E a frequência de acesso a vídeos chega a 33% entre os que assistem mais de duas vezes ao dia.