Leandro Barreto e Paula Paiva

Dove reforça propósito de marca com desafio no TikTok

Inspirada em uma trend da rede social, campanha evidencia os impactos que apelidos pejorativos causam à autoestima

A Dove anunciou a inserção, no TikTok, do desafio #PelaBelezaSemPadrões. A novidade é inspirada em uma trend que viralizou nas redes sociais recentemente, em que os usuários recordam nomes e apelidos que recebiam de amigos e familiares na infância e adolescência, ao som de “That’s Not My Name’’ (ou “Esse Não é Meu Nome”, em português), faixa da dupla britânica The Ting Tings. A iniciativa surge na esteira do que a marca criou, recentemente, junto à Unicef, que foi a plataforma Topity – um espaço on-line que combina games e conversas em uma experiência segura, interativa e totalmente gratuita, onde adolescentes e jovens de todo o Brasil encontram suporte de especialistas para superar suas inseguranças.

“Dessa forma, a Dove reforça seu propósito de marca e destaca os malefícios que os diversos apelidos maldosos que recebemos trazem, impactando negativamente a percepção sobre nós mesmos ao longo da vida. Há mais de 10 anos, já ajudamos mulheres a desenvolverem uma relação positiva com sua aparência através de campanhas, ativações e projetos como “Dove Pela Autoestima” – o maior provedor de educação sobre o tema no mundo, que impacta a vida de mais de 70 milhões de jovens”, assegurou Paula Paiva, gerente de digital Beauty e Personal Care da Unilever.

De acordo com a executiva, “ao identificar a trend e agir de forma rápida, profunda e com propósito, fazemos com que Dove seja parte da conversa de maneira nativa e contextualizada. Assim, entregamos a mensagem nos conectando genuinamente com as pessoas, em um formato de conteúdo que elas já consomem e são interessadas em assistir.”.

Diversas influenciadoras estão fazendo parte da ação e ajudando a dar voz para a causa. De acordo com pesquisa divulgada pelo Projeto Dove pela Autoestima, em 2021, 75% das jovens brasileiras gostariam que outras pessoas se importassem menos com a aparência. O dado reforça a importância de iniciativas que ajudem adolescentes e jovens a construir uma relação mais positiva com seu corpo, potencializando sua autoestima.

“Falar sobre autoestima e questionar padrões é uma missão de Dove há várias décadas. Sempre buscamos formas inovadoras e autênticas para colocar isso em prática, seja pelas campanhas ou através do projeto Dove Pela Autoestima. Dessa forma, abrimos um caminho para que as próximas gerações ultrapassem os estereótipos atuais e lidem de forma mais positiva com a autoimagem.” afirma Leandro Barreto, vice-presidente global de marketing para Dove Masterbrand.

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