E-Business da Oracle é destaque em estudos de ROI

Institutos internacionais de pesquisa como IDC e Nucleus Research reconhecem o valor do aplicativo integrado de gestão corporativa da Oracle, o E-Business Suite. No estudo “O verdadeiro retorno sobre o investimento (ROI) das aplicações do Oracle E-Business Suite”, o instituto internacional de pesquisas Nucleus Research conduziu avaliações junto a 22 clientes usuários daquela solução. O relatório, publicado ao final de abril, concluiu que 65% dessas implantações alcançaram um retorno sobre o investimento positivo após de um período de 3,1 anos de implementação.
O documento do Nucleus também apurou que 64% dos projetos foram concluídos dentro do prazo e que 55% deles, dentro do orçamento. Além disso, a maioria dos clientes entrevistada seguiu uma abordagem de implantação por fases, ao fazer um investimento inicial, sucedido por novas aquisições de componentes.
O bom desempenho do E-Business Suite foi ressaltado, ainda, em outro estudo internacional, desta vez, o International Data Corporation (IDC), divulgado em março passado. Segundo o documento, assinado por Albert Pang, a Oracle registrou vendas US$ 1,37 bilhão, entre os 10 principais grupos que comercializam ERPs, ou um crescimento de 7,8% sobre o ano de 2002. Em consqüência, alcançou uma fatia de 5,5% do mercado global, extremamente pulverizado.
Segundo o IDC, o mercado global de aplicativos de ERP cresceu 5% em 2003, totalizando US$ 25 bilhões. O percentual aponta para uma aceleração no ritmo das vendas de ERPs no mundo, que em 2002 haviam registrado apenas um modesto crescimento de 2%. As projeções do IDC para os próximos anos são otimistas: entre 2004 e 2008, a média de crescimento nas vendas será de 8,2%.
Preparado para On Demand
“Esses resultados fazem todo o sentido, pois o E-Business Suite é o primeiro ERP do mercado a ser desenvolvido do zero para adequar-se à Internet, o que facilita sua integração com outras plataformas e simplifica a possibilidade de ser oferecido na modalidade de serviços On Demand, substituindo a aquisição de licenças”, comenta o vice-presidente de Vendas Indiretas da Oracle do Brasil,Cyro Diehl. Para ele, o aplicativo corporativo da Oracle é um forte aliado das empresas para aumentar sua produtividade e competitividade.
A nova versão do aplicativo, o Oracle E-Business Suite 11i.10, a ser lançada este ano, trará recursos sofisticados para reduzir o tempo e o custo associado aos projetos de integração. Na opinião de Diehl, outro recurso, já disponível, que promete trazer um retorno importante aos clientes, é o Oracle Customer Data Hub. “Ele permite às empresas integrar dados dos seus clientes em toda a organização, independentemente usarem o Oracle E-Business Suite completo, parte dele ou nenhum de seus módulos”, resume.
Novas fronteiras corporativas
Entre suas várias características, o E-Business Suite facilita o relacionamento entre empresas e permite ampliação a cadeia de suprimentos. Afinal, o aplicativo automatiza a interrelação de diversas empresas. As transações podem englobar clientes, fornecedores, acionistas, subcontratados, entidades de pesquisa e desenvolvimento de produtos… “Com a cadeia de suprimentos ampliada, chega-se a preços melhores, prazos de entregas mais curtos, maior eficiência logística e operacional, além de um índice de disponibilidade de produtos e serviços muito melhor”, raciocina Diehl.
Processos monitorados Segundo Diehl, boa parte do sucesso do E-Business Suite deve-se ao fato de o aplicativo permitir que os custos dos clientes diminuam e aumente a sua flexibilidade. “Eles se tornam muito mais preparados para se adaptar a diferentes processos que incluam muitos players, pois a velocidade de transações inter-companhias tende a aumentar, e muito, assim como a consistência das informações trocadas”, finaliza ele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima