E-flation cai em janeiro



Em janeiro, o e-flation, índice de inflação na Internet, registra deflação de 0,23%. O indicador, desenvolvido pelo Provar – Programa de Administração do Varejo, da Fundação Instituto de Administração, em parceria com a Felisoni Consultores Associados, tem a proposta de monitorar as variações dos preços de produtos adquiridos on-line, acompanhando as tendências no mercado de consumo dos produtos de Internet.

 

“As ofertas e liquidações características de janeiro propiciaram a queda de preços de produtos na Internet”, comenta Cláudio Felisoni de Angelo, coordenador-geral do Provar. Além disso, o especialista ressalta que a alta do dólar e a volatilidade das taxas cambiais também influenciaram os preços.

 

O e-flation apontou inflação nos grupos livros, 7,12%; brinquedos, 3,87%; eletroportáteis, 3,77%; cine e foto, 2,52%; CDs e DVDs, 2,16%; informática, 1,68%; e telefonia e celulares com 0,59%. As categorias que tiveram queda no mês foram eletroeletrônicos com 2,57%, seguida de linha branca com 2%, e perfumes e cosméticos com 0,17%. O e-flation de janeiro é avaliado a partir da segunda quinzena do mês anterior à primeira do mês em referência.

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