A Millward Brown apresenta ao mercado brasileiro a ferramenta Link for Packaging, pesquisa que avalia a embalagem como canal de comunicação e como parte da mensagem que chega até o cliente. O produto fornece uma análise considerando os diferentes papéis da embalagem na construção do posicionamento de marca. Ele também se integra às demais metodologias de pré-teste LINK e LINK 360 da empresa – que mensuram a contribuição de peças de TV, print, rádio e online, entre outras, no resultado total de uma campanha.
O Link for Packing diagnostica as diferentes fases de desenvolvimento da embalagem, por meio de abordagens qualitativas e quantitativas, provendo insights que otimizam o desempenho, a capacidade de persuasão e adequação aos conceitos propostos pela marca. “A embalagem é um importante canal de comunicação e tem influência direta na percepção da marca, na motivação à compra e na competitividade frente à concorrência”, destaca Silvia Quintanilha, VP de atendimento da Millward Brown.
O produto avalia os atributos da embalagem enquanto veículo de informação, mensurando a visibilidade, a percepção dos aspectos funcionais e estéticos, como manuseio e possibilidade de reciclagem, entre outros elementos. “Avaliamos a consistência da embalagem em relação a comunicação da marca como um todo, sua inconografia e formato como pontos-chaves para conseguir o envolvimento com o consumidor. A embalagem faz parte, geralmente, de uma campanha mais ampla e precisa estar alinhada e em sinergia com o discurso da marca”, explica.
A pesquisa customizada realizada face-a-face ou online traça indicadores para o sucesso e boa performance de uma embalagem por meio de testes do produto em contextos competitivos, testes individuais e compras simuladas, entre outros cenários. “A ferramenta avalia a força de persuasão do produto e todos os elementos do marketing mix, verificando a visibilidade da embalagem na prateleira e no ponto-de-venda”, complementa Silvia.