Felipe Rodrigues, fundador e CEO da Enviou

Enviou lança Recuperador de Pix para e-commerce

Utilizada durante a Black Friday 2024, ferramenta foi responsável por converter 32% das vendas com pagamento via Pix que não haviam sido concretizadas

A Enviou, plataforma multicanal especializada na automação do marketing para e-commerce, anunciou o lançamento do Recuperador de Pix. “Apesar da sua enorme popularização, essa modalidade de pagamento foi, também, a protagonista entre as transações não concluídas. Muitos  consumidores selecionam os produtos que desejam, escolhem a forma de pagamento – no caso, o Pix – mas por algum motivo, não concretizam aquela aquisição, o que tem gerado prejuízos para muitos lojistas on-line. Foi justamente por conta dessa situação, que resolvemos criar uma ferramenta para recuperar essas vendas”, explicou Felipe Rodrigues, sócio e CEO da Enviou.

O Recuperador de PIX é a inovação desenvolvida para auxiliar as lojas virtuais a transformar abandonos de compras em vendas convertidas. Segundo o executivo, a solução é um plugin inteligente, que opera de forma automatizada por meio de gatilhos personalizados. Estes vão monitorar os pedidos cuja forma de pagamento selecionada é o Pix a fim de enviar lembretes personalizados ao consumidor caso ele não conclua a compra daquele determinado produto ou serviço, evitando, assim, que o e-commerce tenha vendas perdidas.

Rodrigues explica que a ferramenta foi criada com o objetivo de auxiliar o comércio eletrônico a aumentar a conversão de vendas e reduzir os índices de abandono de pagamentos. “Se o pagamento daquele pedido, cuja forma de pagamento selecionada foi o Pix, não for realizada dentro de um período mínimo de 20 minutos, a plataforma emite lembretes automáticos ao cliente utilizando canais como o e-mail cadastrado, SMS ou whatsapp. Atrelado a esse aviso, a loja online pode oferecer vantagens para que o consumidor conclua a compra, como frete grátis, cupom de desconto, cashback, entre outras soluções”.

Entre os benefícios, que podem ser observados com o uso do Recuperador de Pix da Enviou estão a redução dos índices de abandono de pagamentos, diminuindo as perdas de vendas por esquecimento; a simplificação da gestão de pagamentos com a automatização dos processos, liberando a equipe para outras demandas; aumento do volume de conversão de vendas; além da possibilidade de criação de mensagens personalizadas e alinhadas à linguagem da marca para uma comunicação mais efetiva com os clientes.

“Se combinada às outras ferramentas disponíveis em nossa plataforma, caso do ‘Gatilhos Personalizados’, ‘Recompra Inteligente’, ‘Abandono de Navegação’ e ‘Recuperador de Carrinhos’, a efetividade em relação ao aumento da taxa de conversão de vendas da loja on-line pode aumentar em até 20%”, acrescentou o CEO, que acredita no crescimento de 35% no número de players do comércio eletrônico atendidos pelo Enviou com o lançamento da solução.

Resultados que surpreendem

Segundo Rodrigues, o Recuperador de Pix, criado pela Enviou, foi utilizado, com resultados, durante a Black Friday 2024, por lojas on-line de moda feminina, streetwear e de saboaria artesanal, que usufruem dos serviços da JET, plataforma de e-commerce. “As lojas começaram a usar a solução cerca de três dias antes da data oficial da Black Friday. O processo contou com o uso da automação de Gatilhos Personalizados, enviada aos clientes de cada uma das lojas, por whatsapp, com o PIX no formato ‘copia e cola’, 15 minutos após o pedido ter sido realizado e não pago.”

Houve uma média de 67% de visualizações das mensagens encaminhadas e cerca de 32% das transações foram concluídas, via PIX, após o envio desse lembrete. “Estamos muito satisfeitos com o resultado alcançado, porque essa é uma taxa altíssima em se tratando de operações on-line. Isso comprova que a ferramenta, de fato, vai ajudar o e-commerce de forma positiva e expressiva”, concluiu o CEO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima