O Grupo Rede – que atua na distribuição, geração e comercialização de energia – ampliou os investimentos em outsourcing em parceria com a Unisys. O grupo iniciou um projeto de serviços gerenciados de segurança e de service desk do ambiente distribuído. A implementação do projeto teve inicio em março de 2006 – com duração de 36 meses – e tem como objetivo ampliar a qualidade dos serviços prestados aos clientes e centralizar as demandas de 11 empresas do Grupo – Celpa , Cemat , Celtins , Caiuá, Vale Paranapanema, Bragantina, Nacional, Força e Luz do Oeste, Rede Serviços, Rede Comercializadora , Investco – e da sede da holding, em São Paulo. Entre os benefícios, destacam-se a gestão de riscos e a segurança da comunicação via Internet, além do aumento do controle dos custos de TI.
Como parte das recomendações propostas pela consultoria da Unisys realizada em 2005, o Grupo decidiu terceirizar as atividades operacionais para se dedicar apenas ao negócio principal. “A área de TI e qualidade do grupo deve contribuir para a criação de novos serviços, gerando ganho de escala e aumento da produtividade”, afirma Vanderlei Soares, diretor de Qualidade e Tecnologia da Informação do Grupo Rede.
Para alcançar esta meta e melhorar a performance dos serviços do grupo, a Unisys propôs uma solução que centralizasse as demandas de cada uma das empresas em um ponto único de atendimento. A partir do service desk, a Unisys atende cerca de 4.000 usuários, gerenciando todos os chamados, que vão desde helpdesk, suporte ao usuário, atendimento on site, controle de incidentes e de inventário do ambiente distribuído e monitoramento de 55 servidores do Grupo. “O ambiente integrado proporciona ao Grupo Rede maior agilidade ao atendimento e resolução dos problemas diários, além de disponibilizar uma visão global das áreas de TI de suas empresas”, ressalta Rubens Caparica, diretor de Consultoria em TI e Segurança da Unisys Brasil.
A outra parte do projeto, que envolve segurança, tem como objetivo estender e proteger as fronteiras de acesso à Internet do Grupo utilizando as soluções do centro de serviços gerenciados da Unisys Brasil, localizado em Veleiros, zona sul de São Paulo. “Aumentamos de 1 para 5 os pontos de Internet para melhorar o desempenho da conexão e das transações de dados”, diz Soares. Essa mudança também garantiu uma melhoria na qualidade dos serviços e maior segurança na comunicação via web. Viabilizando uma comunicação mais segura à Internet, foi possível oferecer novos serviços aos clientes do Grupo, como o acesso à segunda via de contas, consultas a débitos e extratos e ouvidoria – espaço para sugestões e reclamações”, completa Caparica, da Unisys.