A Samsung contratou a Mark Up, empresa do mercado de marketing de relacionamento, para desenvolver um programa voltado aos parceiros revendedores e respectivas equipes. A ação resultou num crescimento de 20% das vendas nos produtos target definidos pela empresa. Antenada às tendências e novas tecnologias, a Mark Up utilizou o sistema SMS como ferramenta para a mecânica do projeto, o que trouxe dinamismo e credibilidade. “Sempre buscamos incorporar as novidades do mundo digital em nossas campanhas, o que agrega um caráter contemporâneo e vanguardista às marcas que trabalhamos”, afirma Silvana Torres, CEO da Mark Up.
A Samsung buscava manter esse posicionamento e chamou a Mark Up para garantir espaços de exposição e a preferência do consumidor e do próprio trade. Para atingir esse objetivo, a agência criou várias estratégias. Entre elas, buscou estabelecer a relação entre a cor azul e a marca Samsung, com o desafio de que essa onda invadisse todo o mercado, firmando esse conceito. Surgiu, então, a campanha Azulaí Samsung. Além de incentivar vendas, a campanha também buscou a blindagem de pontos de venda contra a concorrência. “Desenhamos uma campanha com gestão altamente flexível, que permitiu conciliar as expectativas de cada revenda às necessidades de giro de produtos da Samsung”, afirma Torres.
Na ação, que englobou cerca de dois mil pontos de venda, além de todas as lojas receberem um kit de lançamento da campanha, cada revenda abrigou um evento. Os vendedores, então, passaram a acumular pontos pelas vendas de produtos. Gerentes e subgerentes somavam pontos de acordo com a performance de suas equipes. A agência também fez ativações semanais, garantindo a sustentação da campanha. Utilizando a tecnologia SMS, a cada produto vendido, os participantes enviavam um torpedo registrando os pontos.
As premiações aconteceram por meio do resgate de produtos dentro de um catálogo eletrônico com mais de 700.000 itens de opções de prêmios. Como premiação final, 31 pessoas viajaram para Copa da África do Sul. Além das equipes das revendas, houve também incentivo ao público interno da Samsung – promotores, supervisores, instrutores e traders – com prêmios do catálogo eletrônico e uma viagem para Buenos Aires, na Argentina.