No Brasil, essa vantagem se expressa também no tamanho dos públicos em cada uma
No último trimestre de 2021, as contas mundiais de marca no Instagram obtiveram cerca de 35 interações por mil impressões, enquanto, no Facebook, houve queda de 19% no engajamento, registrando 5,3 interações. Os dados fazem parte de estudo divulgado pela Emplifi, marca focada em customer care que une Socialbakers e Astute, segundo o qual, no Brasil, em termos de audiência, o Instagram também mantém vantagem sobre o Facebook, uma vez que, quando se trata de tamanho de público, em nível nacional, o número médio de seguidores de contas de marca no Instagram é maior do que no Facebook. De acordo com os dados do estudo, ainda que o volume de atividades em ambas as plataformas seja bem semelhante, a taxa de engajamento do Instagram é bem superior à do Facebook.
Taxa de engajamento no Facebook
No Facebook, as contas de marcas brasileiras registraram uma taxa de 13,3% no número total de interações em publicações feitas na plataforma. Mas o grande destaque do último trimestre de 2021 foi o setor do varejo, que conquistou 22,4% do total de interações, enquanto e-commerce 13,3%, serviços 9,5%, moda 7,4%, alimentos 5,9%, automóveis 5,4%, finanças 5,2%, industrial 5% e outros, somados, 25,7%.
Taxa de engajamento no Instagram
No Instagram, o setor do e-commerce é o que obteve uma maior taxa de engajamento, com 41,5% do total de interações em contas de marca na rede. O varejo aparece em segundo lugar com 14,3% das postagens e marcas de moda fecham o pódio com 13,9% das interações na rede. Em seguida vem moda, com 13,9%, serviços 7,1%, beleza 7%. finanças 2,2%, eletrônicos 2%, alimentos 1,6% e outros 10,4%.