Depois de implantar “motor de promoções” da Linx, varejista obteve uma resposta maior nas compras recorrentes
As Lojas Markem, rede varejista no setor de roupas, calçados e acessórios, informou que seus clientes fiéis estão gastando de 20% a 60% a mais do que os compradores eventuais. O resultado, de acordo com o gestor de processos da empresa, Luís Felipe Macedo de Paula, está diretamente relacionado ao investimento que a loja fez em uma solução da Linx, focada em promoções e fidelização.
O executivo conta que, com a pandemia, a varejista viu a necessidade de modernização e passou a investir em sistemas de gestão integrada. “A crise sanitária foi um divisor de águas e obrigou o varejo em geral a buscar digitalização. Fomos ao mercado atrás de um bom ERP, que fosse web e não dependesse de um servidor. Após esse estudo, decidimos contratar o Microvix, solução integradora da Linx”.
Na sequência, explicou Luís Felipe, veio a aquisição do Reshop um motor de promoções e fidelização oferecido pela empresa de tecnologia. “Trata-se de um facilitador de promoções e fidelidade. Com ele, é possível ter uma comunicação frequente com o meu cliente, fazer disparos de SMS e criar grupos de clientes com promoções específicas, por exemplo”.
O gestor de produtos garante, no entanto, que a maior diferença percebida após a contratação do sistema foi o ticket médio dos clientes fiéis. “A principal mudança que eu vejo hoje é no valor gasto por um cliente fidelizado, que tem pontos a resgatar, em comparação com um comprador que passa na loja, leva uma peça e vai embora. O cliente fidelizado com o ‘motor de promoções’ chega a gastar de 20% a 60% mais do que o cliente não fidelizado”.
Benefícios das soluções
Para Nelson Batista, gerente de customer success da Linx, as soluções da empresa oferecem múltiplas possibilidades de trabalho e, portanto, não devem ser utilizadas apenas como sistemas de gestão. “Nossa preocupação não se resume apresentar uma solução de ERP e PDV. O que queremos entregar para o nosso cliente é um sistema completo, que agregue valor ao negócio dele”.
A rede Lojas Markem está há quase 20 anos no mercado, com o total de 13 unidades nas cidades de Embu das Artes, Itapetininga, Itu, São Paulo e Taboão da Serra. Além dos pontos de venda, a loja está presente nos principais marketplaces do setor de moda e realiza vendas pelo e-commerce, além de WhatsApp.