Mais brasileiros estão satisfeitos com m-commerce

A mais recente pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box – Comércio Móvel no Brasil, que ouviu 2.058 brasileiros que acessam a Internet e possuem smartphone entre 4 e 25 de março de 2020, reitera o fortalecimento do hábito de compras pelo dispositivo móvel por parte dos brasileiros. A pesquisa, oferecimento da empresa TIQs, apurou que a maioria dos brasileiros está satisfeita com as compras pelo aparelho: em 12 meses passou de 48% para 53% a proporção de consumidores mobile que se declaram “muito satisfeitos” com a experiência de compra.

Outra descoberta é que 72% dos internautas brasileiros com smartphone já pediu uma refeição por aplicativos ou sites móveis, crescimento de 14 pontos percentuais em 12 meses. O iFood mantém a liderança absoluta, sendo o preferido por 70% das pessoas que já usaram esse tipo de serviço. “Como metade das entrevistas desta pesquisa foi realizada na segunda quinzena de março, acreditamos que parte desse crescimento esteja relacionada à quarentena da população”, comenta Fernando Paiva, editor do Mobile Time e coordenador da pesquisa.

Entre os aplicativos preferidos pelos brasileiros para suas compras móveis, dois se destacam por serem internacionais: Wish, que vem crescendo gradativamente, citado ao longo das pesquisas realizadas (11%, 12% e agora 13%), e AliExpress, que apresenta evolução, passando de 6% para 9% das citações.

Mesmo sendo apontados em primeiro e segundo colocados, com 39% e 34% da preferência dos entrevistados, respectivamente, o Mercado Livre e Americanas.com possuem uma similaridade em relação aos aplicativos de compras Wish e AliExpress: ambos oferecem marketplace com lojas de outros países, notadamente da China, onde o consumidor faz sua compra no exterior confiando nestas marcas no Brasil. Os números da pesquisa, no entanto, não consideram um comparativo entre estes apps nesta modalidade de compra. Outro site, da Casas Bahia, citado por 6% dos entrevistados, também já chegou a oferecer compras no exterior (hoje este serviço está desativado). Não oferecem esta opção de compra o Magazine Luiza, que aparece na quarta colocação nesta pesquisa, com 16% da preferência, e o Submarino – que vem perdendo espaço – que aparece bem atrás com 6%.

Na hora de pagar, os brasileiros usam mais o cartão de crédito (60%), seguido por boleto bancário (26%), carteiras digitais (10%) e outros métodos (4%). Além disso, a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box – Comércio Móvel no Brasil apurou que subiu de 17% para 23% a proporção de internautas brasileiros com smartphone que já realizou pagamentos por aproximação, com as tecnologias NFC ou MST (proprietária da Samsung). Outros 35% afirma que já realizou pagamentos fotografando QR codes. Esta é a primeira vez que a pesquisa compara os dois métodos de pagamento presencial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima