Neste mês de fevereiro, o preço dos produtos vendidos via Internet sofreu deflação de 0,51%, segundo o índice e-flation, indicador desenvolvido pelo Provar (Programa de Administração do Varejo) da FIA – Fundação Instituto de Administração, em parceria com a Canal Varejo – Consultoria: Mercado de Bens e Serviços. Em relação ao mês de janeiro, observa-se uma diminuição significativa nos preços, especialmente, na categoria “Informática” (8,86%), um dos setores responsáveis pela alta dos preços no mês anterior.
De acordo com o levantamento, entre as categorias que registraram deflação estão “CDs e DVDs” (11,27%), “Brinquedos” (5,62%) e “Perfumaria (1,96%). Por outro lado, observou-se inflação para as categorias “Livros” (9,42%), “Telefonia” (9,05%), “Viagem e Turismo” (5,66%), “Linha Branca” (3,53%), “Eletroeletrônicos (2,77%) e “Produtos para Casa” (0,9%). Já a cesta composta apenas por “Automóveis” apresentou deflação de 0,09% para o período.
Segundo o professor Claudio Felisoni de Angelo, coordenador geral do Provar/FIA, com a atualização da metodologia e análise dos dados, que marca a nova medida do índice e-Flation em 2007, nos dois últimos meses o índice contabiliza 0,17% de deflação.