O “boom” dos sites de compras coletivas também trouxe aumento em mais de 400% nas reclamações ao Procon-SP no primeiro semestre de 2012, se comparadas ao ano passado, e aplicação de 250 mil reais em multas a empresas do setor. Diante desse cenário, o órgão estadual de defesa do consumidor vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, convocou sites de compras coletivas (Caldeirão de Ofertas, Clickon, Clube do Desconto, Groupon, Peixe Urbano, Pesca Coletiva e Privália) para assumirem compromisso com o consumidor de reduzir as queixas e aumentar o índice de solução daquelas registradas no órgão. Os sites Peixe Urbano, Clickon e Groupon já se comprometeram em reduzir a demanda ao Procon-SP.
Site | Redução de reclamações | Aumento de índice de solução |
Clickon | 67% | 89% |
Groupon | 15% | 80% |
Peixe Urbano | 52% | 90% |