Um ano marcante na história da ClienteSA

Além do 25º aniversário da Grube, 2024 trouxe também grandes avanços na multiplataforma de conteúdo em cultura e gestão de clientes

Chega o fim do ano e é hora de celebrar as vitórias, os desafios e os aprendizados. Na Grube & Associados, ecossistema de disseminação de conteúdo em cultura cliente, com os portais ClienteSA, Callcenter.inf.br, Portal Crédito e Cobrança e o canal ClienteSA Play no YouTube, não é diferente. Ainda mais em 2024. “Temos muito o que comemorar. Apostamos, de forma arriscada, mas confiantes, em novos produtos e na reformulação de projetos já consolidados. E estamos saindo de 2024 melhor do que entramos, fruto de muita dedicação e competência do nosso time, além dos parceiros que somaram e contribuíram para os bons resultados. Por isso, queremos compartilhar como foi o nosso ano com aqueles que estão no centro de tudo do que fazemos: nossos amigos leitores”, comenta Vilnor Grube, CEO e fundador da Grube e VP da Aloic.

Assim como a atividade de relacionamento com clientes se ressignificou, passando a ser conhecida agora com experiência do cliente (CX), o tradicional Congresso ClienteSA também se reconfigurou completamente em 2024, transformando-se em uma marco na área, como ClienteSA X-Summit. Durante dois dias, em São Paulo (SP), cerca de 2 mil profissionais puderam acompanhar vários painéis de debates. Houve crescimento de 90% de público em relação ao ano anterior, assim como mais do que dobrou o número de patrocinadores, expositores e apoiadores, com várias ações de encantamento.

O evento também marcou o ponto alto das comemorações dos 25 anos de fundação da Grube. Criada em 1999, como Callcenter.inf.br, site de notícias focado no mercado de atendimento, vindo depois a revista ClienteSA, que inovou, na época, trazendo matérias de capa com presidentes de grandes empresas para falar sobre cultura cliente, além do portal ClienteSA. “E viemos progredindo sem parar, confirmando e consolidando o nosso propósito de 25 anos atrás de gerar conhecimento na atividade e motivar os apaixonados por clientes.”

Reconhecimento do mercado

Com reformulação nas categorias, adequadas ao momento de transformações que vêm ocorrendo em profusão na atividade de cultura cliente, o Prêmio ClienteSA 2024 teve recorde de inscrições, com mais de 220 cases, elevando a barra da disputa. Tanto que os vencedores mostraram em números a evolução das práticas de experiência do cliente. Já na 11ª edição, a premiação vem apresentando evolução, praticamente multiplicando os números de inscrições a cada nova versão, tendo sempre como um dos princípios a credibilidade. “Com a premiação, temos acompanhado ano a ano o crescimento da atividade de cultura cliente e, com isso, um grande amadurecimento das práticas do mercado. Como consequência, a régua aumenta cada vez mais e a conquista do troféu acaba colocando os vencedores em um seleto grupo, um verdadeiro benchmark do mercado brasileiro”, pontua Vilnor.

Esse movimento se provou também com as 11 empresas brasileiras que, disputando com cases argentinos, colombianos, mexicano e paraguaios, foram reconhecidas no Prêmio Latam 2024, premiação internacional da Aloic – Aliança Latino-Americana de Organizações para Interação com Clientes, que destaca as melhores práticas em relacionamento com clientes da região. Foram três troféus de ouro, três de prata e quatro de bronze e um Destaque Especial para o Brasil, na festa de premiação, que aconteceu dentro do Global CX Fórum 2024, na Cidade do México.

Diante desse cenário positivo do mercado, a Grube lançou, esse ano, o Prêmio CX ClienteSA, em parceria com o ICXI – Internacional Customer Experience Institute, representado no Brasil pela V2 Consulting, e baseado em normas internacionais de gestão de experiência do cliente. Tanto que, além de receber um troféu (platina, ouro, prata ou bronze) em evento a ser realizado em fevereiro de 2025, as empresas ganharão um selo de qualidade e um relatório detalhado sobre o desempenho da organização. “A premiação foi muito bem recebida pelo mercado, até nos surpreendendo pelo número de empresas que nele se engajaram.”

O benchmark em cultura cliente

Esse ano também foi importante para a Série Lives – Entrevista ClienteSA, que chegou a marca das 1000 edições, inclusive com a realização de uma live especial, reunindo presencialmente, na ESPM, alguns líderes que participaram ao longo desses quatro anos. “Olhando para trás, fica clara a evolução dessa série ao longo desse período, sem perder sua essencial de evidenciar as melhores práticas e os executivos por trás delas. É um desafio manter por tantas edições, mas ao mesmo tempo traz muita satisfação”, destaca Vilnor, acrescentando que, agora, já são 1051 edições, com a participação de mais de 1800 líderes e gestores das mais importantes marcas que atuam no País, assistidas por mais de 40 mil assinantes.

Também em parceria com a ESPM, a ClienteSA realizou, esse ano, mais uma edição da Semana do Cliente. Durante cinco dias, a série de lives transmitidas no ClienteSA Play recebeu 29 especialistas e executivos para debater a maturidade do mercado, o desafio da multicanalidade, o papel do outsourcer no atendimento ao cliente, a visão customer centric das startups, as mudanças de hábitos e comportamentos dos consumidores e a importância dos indicadores na área de CX.

E a disseminação de conhecimento por lives não para por aí. Lançado em 2023, o programa quinzenal ClienteSA News também se consolidou esse ano, reforçando seu propósito de debater temas polêmicos veiculados na imprensa e relevantes para o nosso setor, sempre de forma descontraída e bem interativa, contando com ampla participação da audiência. Tanto que ele terá continuidade no próximo ano diante do sucesso alcançado.

Agradecimento

Aproveitando o encerramento do ano, Vilnor também agradece aos milhares de seguidores dos portais e aos profissionais que aceitaram dividir suas conquistas e anseios por meio do ecossistema construído exatamente para criar esse ambiente de conhecimento e prosperidade. “Recebam nosso carinho e o nosso muito obrigado. Faremos uma pausa em nossas atividades e voltamos no dia 06 de janeiro com o portal e no dia 20 de janeiro com as lives. Nesse momento de comemoração, aproveitamos para desejar Boas Festas e um Feliz Ano Novo!”

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