Giovanna Gomes, vice-presidente de marketing para Cuidados para a Casa na Unilever

Unilever cria projeto com cinco mil influenciadores

Estratégia desenvolvida pela unidade de negócios de Cuidados para a Casa, em parceria com a Mynd, tem o objetivo de acelerar a produção de conteúdo e as conexões com histórias reais

A Unilever anunciou a iniciativa que considera ser a sua maior aposta em marketing de influência na América Latina. Desenvolvida pela unidade de negócios de Cuidados para a Casa, em parceria com a Mynd, agência especializada em marketing de influência e entretenimento, a empresa criou o ‘Cleanfluencers’, clube de influência que chega para acelerar a conexão do público com histórias reais. “A ideia é que no período de um ano cerca de cinco mil creators, entre nanos e micro influenciadores digitais, entrem para fazer parte e criem conteúdos originais para marcas como OMO, Brilhante, CIF e Comfort”, explicou Giovanna Gomes, vice-presidente de marketing para Cuidados para a Casa na Unilever.

De acordo com a executiva, “esse é um passo importante para a estratégia de comunicação da companhia no país. É uma das maiores apostas em comunicação da nossa unidade de negócios no Brasil e na América Latina. Os investimentos em social media são relevantes e queremos tornar o impacto das nossas marcas ainda maiores. Daí vem o grande objetivo por traz desse projeto: temos produtos que são soluções incríveis de limpeza para qualquer lar, mas queremos que nosso conteúdo de marca seja sempre relevante, que engaje e seja consistente. Para isso, conectar marcas e creators é chave e esse projeto dá espaço para cocriação, relacionamento a longo prazo, liberdade criativa e representatividade, já que a parceria com a Mynd busca diversidade como prioridade”.

Outro aspecto destacado por Giovanna está no fato de o projeto também permitir a mensuração. “Com o crescimento de marketing de influência nos planos de comunicação, é chave ter muito claro o que esperamos da parceria com os creators. A ideia do clube e de um relacionamento mais estratégico com esses influenciadores potencializa o impacto das campanhas – marca e creators com objetivos alinhados e consistência de atuação”.

Construindo conexões

Já Daniela Pereira, diretora de mídia de Cuidados para Casa para Brasil e Latam, reforça que o universo de limpeza já é um assunto extremamente relevante nas mais diversas redes sociais. “As pessoas falam sobre dicas de limpeza, como lavar suas roupas, como cuidar delas etc. O ‘Cleanfluencers’ nasce com a ambição de construir conexões genuínas através dessas conversas ‘reais’. Um movimento cultural que irá envolver milhares de criadores, na construção de uma imensa rede de relacionamento, prestação de serviço e acima de tudo, entretenimento”.

Para dar início ao ‘Cleanfluencers’, Unilever e Mynd vão contratar cerca de mil influenciadores. Na sequência, aqueles que tiverem o interesse em ser um creator da marca poderão se inscrever através do site Cleanipedia, portal especializado em limpeza. A ideia é alcançar a marca de cinco mil criadores de conteúdo e 150 milhões de impactos orgânicos nas redes sociais durante o período de um ano. 

“Para esse ano tínhamos como objetivo encontrar um parceiro que construísse o relacionamento da Unilever com os influenciadores. A Mynd chegou com essa grande oportunidade de criar laços com os creators, aproveitando o endosso deles de uma maneira legal, que seja bom para as duas partes. Juntos vamos desenvolver e pensar em inovações a longo prazo, que gerem resultados impactantes”, comentou Adriele Gonçalo, gerente de digital marketing commerce da categoria de Cuidados para a Casa da Unilever.

“A Mynd, possui mais de 400 influenciadores digitais em seu casting, e traz como diferencial a diversidade, que está presente desde o início na empresa. Com isso, será possível levar creators de diversos nichos, faixas etárias, gêneros e classes sociais para a ação. Estamos muito felizes com essa parceria entre Mynd e Unilever. Vamos unir toda a nossa expertise com o mercado digital para potencializar a presença das marcas nas redes sociais. Queremos criar narrativas que dialoguem com o público de modo geral e amplifiquem a mensagem que a Unilever deseja passar”, complementou Fátima Pissarra, CEO da Mynd.

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