Vivo amplia programa de colaboradores influenciadores

Iniciativa passa a atuar nos perfis dos colaboradores nas redes sociais, compartilhando mensagens estratégicas pelo olhar de um profissional da companhia

Potencializar a comunicação interna da Vivo com o poder dos influenciadores internos já é realidade para a companhia desde 2020. Agora, o programa Vivo Creators inicia uma nova etapa, na qual colaboradores atuarão também como influenciadores externos, ajudando a propagar mensagens da empresa em seus próprios perfis nas redes sociais (Instagram e LinkedIn), sempre sob a ótica de quem trabalha na Vivo.

A escolha dos Vivo Creators Externos aconteceu por meio de um processo seletivo interno, que avaliou critérios como comunicação, curiosidade e criatividade, além da avaliação dos perfis nas redes sociais dos candidatos. Foram 169 inscritos e dez profissionais foram selecionados para se juntar ao time de outros 30 Vivo Creators Internos, que atuam apenas na comunicação interna.

A diversidade do grupo existe nos diferentes perfis de atuação (administrativo, call center, campo e lojas), regiões geográficas do país, além da diversidade de gênero, sendo 50% homens e 50% mulheres; possui 45% de pretos e pardos; mais de 30% de auto declarantes LGBTI+ e 3% de Pessoas com Deficiência. Desta forma, cada Vivo Creator traz o seu olhar para o tema proposto pela área de Comunicação Corporativa.

“O programa Vivo Creators está alinhado à estratégia da empresa. O conteúdo criado por estes colaboradores gera engajamento natural das pessoas por ser mais espontâneo e horizontal, de pessoas para pessoas. Em 2023, o time de Vivo Creators Internos atuou em 80 temas, gerando 326 posts, que ajudaram a reforçar as mensagens-chave da Vivo. Agora externamente, vamos ampliar nosso alcance. Afinal, não há barreiras quando falamos em comunicação interna e externa”, destaca Leandro de Freitas, diretor de comunicação corporativa da Vivo.

Programa Vivo Creators

A estratégia do Vivo Creators acontece por meio de gamificação. Uma vez selecionado, o colaborador influenciador precisa cumprir um número mínimo de atividades (publicação de conteúdo) para permanecer no grupo. Em contrapartida, realizam cursos e participam de experiências exclusivas. Eles já foram convidados para a área VIP do Lollapalooza, subiram nos trios elétricos da Vivo e do Terra durante a parada do Orgulho LGBTI+ de São Paulo; estiveram na festa São João Danado de Bom em Caruaru (PE), visitaram a SP-Arte, entre outros.

O desenvolvimento de soft skill também é uma das vantagens do programa. Em mapeamento realizado entre os Vivo Creators, em abril de 2024, 99% dos colaboradores influenciadores destacam a criatividade como uma das cinco habilidades mais trabalhadas, seguidas de 85% da comunicação assertiva; 81% curiosidade; 69% storytelling e 56% planejamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima