O início de 2015 foi marcado por uma retração na busca por crédito no País. No entanto, dados do primeiro bimestre da DMCard, administradora de cartões de marca própria, apontam que a procura cresce neste segmento. Na comparação do mês de fevereiro de 2015 com o mesmo período do ano anterior, o mercado como um todo registrou um crescimento de 0,9% na procura por crédito. No entanto, a empresa cresceu, na comparação desse período, 42,7 %.
Ao realizar a mesma comparação contemplando todo o primeiro bimestre, a busca por crédito em todos os formatos no país marcou um crescimento tímido de apenas 1,5 %. E, novamente, a DMCard alcançou um crescimento de 50,5% no acumulado de janeiro e fevereiro.
“Com o aumento da inadimplência, bancos, financeiras e administradoras de cartões de crédito estão cada vez mais criteriosas na concessão de crédito, principalmente para as classes mais baixas. Consequentemente, para evitar riscos, os limites de crédito disponibilizados são cada vez menores”, conta Wanderson Aires, Gerente de Crédito da DMCard. “Como reflexo desse fenômeno, vemos claramente esse público buscando os cartões de marca própria como uma alternativa, em supermercados, por exemplo, e priorizando o seu uso aos cartões de crédito tradicionais”, explica o executivo.