O papel do RH é essencial em qualquer empresa. Mas tê-lo com foco no negócio é ainda mais essencial, pois traz mais eficácia para a companhia, como afirma Alex Sandro Pinho, gerente operacional da Support Cred. “Entendemos que o RH com foco no negócio é desenvolver o nosso maior patrimônio, que são os nossos colaboradores. E na prestação de serviços de cobrança, as pessoas são fundamentais para o sucesso da organização.”
Segundo Pinho, para haja resultados positivos junto aos colaboradores, a empresa deve apoiar o trabalho do profissional do RH. “Buscamos apoiar todos os procedimentos, fornecemos toda infraestrutura necessária para que o gestor desenvolva da melhor forma possível seu trabalho e buscamos sempre atualizar seus conhecimentos com as melhores práticas de gestão de RH no mercado”, comenta.
Além disso, o gerente ressalta a importância de desenvolver processos para que os colaboradores possam sempre desenvolver as atividades com maior eficácia. “Programas de qualidade, adequação as normas de trabalho, treinamentos, dinâmicas em grupo, incentivos financeiros e bem estar no local de trabalho”, afirma.
No entanto, para o executivo, o maior desafio é quando já existe uma cultura na empresa que não é compatível com uma visão do RH focado no negócio. “O topo da pirâmide da organização deve estar totalmente de acordo com a implantação e apoiar todas as medidas necessárias. De modo que os colaboradores entendam que as mudanças não visam somente uma qualidade para maximização dos lucros, mas também medidas que vão de encontro ao seu bem estar”, explica.